Faça parte do Comitê Técnico-Científico do 13º CBA; inscrições até 18/6

Você é mestre e estuda agroecologia, ou tem curiosidade em se aprofundar no tema? Chegou o seu momento de colaborar com o fortalecimento da ciência agroecológica no Brasil e na América Latina! Estão abertas, até o dia 18 de junho, as inscrições para o Comitê Técnico-Científico do 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA).

O  Comitê Técnico-Científico é uma equipe de pessoas que vai revisar e avaliar os trabalhos científicos e relatos de experiências que devem ser apresentados neste 13º CBA. Nesta edição do evento, que acontece em Juazeiro (BA) entre os dias 15 e 18 de outubro, os Tapiris de Saberes – espaços onde são apresentados e debatidos os conhecimentos científicos e populares – serão divididos em 19 eixos temáticos.

Dentre as funções das pessoas integrantes do Comitê, estão a de revisar e avaliar os trabalhos científicos e relatos de experiências que serão apresentados nos Tapiris de Saberes e que já estão sendo submetidos ao Congresso. Saiba mais sobre a submissão de trabalhos aqui.

Na seleção de pessoas para fazer parte do Comitê, será estimulada a equidade de gêneros, raças e etnias. Os pré-requisitos obrigatórios são:

  1. Ter no mínimo diploma de mestrado;
  2. Ter uma trajetória profissional e acadêmica alinhada com pelo menos um dos 19 eixos temáticos desta edição do CBA;
  3. Possuir currículo cadastrado na plataforma Lattes;
  4. Disponibilizar um número de Whatsapp para a comunicação com o Comitê.

Dentre os requisitos complementares, serão valorizadas as inscrições de pessoas doutorandas em Agroecologia, Extensão Rural e áreas afins; e de pessoas associadas à ABA-Agroecologia.

Para saber mais detalhes, por favor, baixe o edital da Chamada para Cadastro de Avaliadoras(es) aqui.

As inscrições para o Comitê Técnico-Científico do 13º CBA podem ser realizadas até o dia 18 de junho através da plataforma Participa: inscricoes.cbagroecologia.org.br

Inscreva-se já!

Sobre o 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia

Desde 2003, o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) é realizado bianualmente com participação ampla de instituições de ensino, pesquisa e extensão, da sociedade civil organizada e de movimentos sociais rurais e urbanos envolvidos com as agriculturas de base familiar, camponesa e urbana. Inicialmente pensado como espaço de fortalecimento da agroecologia como ciência, o CBA vem amadurecendo como lócus do diálogo entre as diferentes formas de conhecimento, construído por uma ampla frente de parceiros nacionais e internacionais, configurando-se atualmente como o maior encontro latinoamericano de agroecologia

Com o lema “Agroecologia, Convivência com os Territórios Brasileiros e Justiça Climática”, a 13ª edição do CBA acontece dos dias 15 a 18 de outubro de 2025, no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA).

Em 2025, o Congresso está sendo realizado pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), com organização local da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), do Serviço de Assessoria a Organizações Populares (Sasop), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb de Juazeiro), do Movimento dos Pequenos e Pequenas Agricultoras (MPA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Conta também com a contribuição de representantes de diversas organizações, redes e articulações da sociedade civil, instituições de ensino, movimentos sociais populares, poder público e comunidades tradicionais.

Compartilha nas mídias:

Faça o seu comentário:

Tem dúvidas sobre o CBA?

Acesse aqui várias dicas no nosso FAQ