Augusto Boal e Teatro do Oprimido

Uma produção da Mapa Filmes do Brasil, narra a trajetória do teatrólogo Augusto Boal desde o início de sua carreira no teatro de Arena de São Paulo até 2010. Em paralelo, o filme mostra a evolução do Teatro do Oprimido, em plena atividade em 72 países desde a década de 70. A filosofia de trabalho consiste em romper a barreira entre o ator e o público propondo uma ação política libertadora. Seu trabalho com as artes cênicas, como diretor e autor, se caracteriza pela crença no teatro como meio de transformação subjetiva do ser humano e de transformação objetiva da sociedade. Este é o ponto de partida para o Teatro do Oprimido, onde o espectador adquire voz e movimento, som e cor, e pode exprimir desejos e ideias. Registrar esta trajetória e imortalizar o trabalho de uma vida por meio do cinema, valorizando nosso maior dramaturgo é o que motivou a Mapa Filmes a realizar este projeto, pois uma biografia desta magnitude não poderia ser esquecida e nem deixar de ser divulgada.

Limolaygo Toype: Agricultura que cuida

Documentário realizado pela Ororubá Filmes. Retrata as práticas e ações agroecológicas e de promoção da saúde, práticas tradicionais de saúde, de alimentação, cuidado, espiritualidade e preservação ambiental no povo Xukuru do Ororubá de Pesqueira- Pe.

Homem Onça

Brasil, 1990, “Era das Privatizações”. Pedro trabalha numa grande empresa estatal. Pressionado por um rigoroso processo de reestruturação, Pedro antecipa sua aposentadoria, contra sua vontade. Aposentado, ele resolve dar um novo sentido à vida e se muda para Barbosa, sua pequena cidade natal, no interior distante. Lá, ele descobre que a fera que habitava a floresta, no tempo da sua infância, está mais viva do que nunca.