Tira Dúvidas | 12º CBA

A proposta para esta edição consiste em atividades realizadas de forma descentralizada, ocupando diversos espaços da cidade do Rio de Janeiro. O ponto de partida será a Fundição Progresso, capilarizada,   posteriormente, para os Arcos da Lapa, Praça do Passeio e região da pequena África na Gamboa. Outros 13 pontos importantes acolherão diferentes atividades do Congresso. A escolha desses pontos se baseou no reconhecimento de locais que guardam memórias e processos históricos para a luta antirracista, para a cultura e para o enfrentamento à fome no Rio de Janeiro e no Brasil.

As inscrições são uma afirmação financeira e política da construção coletiva do CBA. Elas já estão abertas (clique aqui para fazer a sua inscrição), e representam uma parte fundamental do financiamento do Congresso.

Estamos diante de um contexto de retomada dos processos democráticos no país depois de tempos tão difíceis, por isso assumimos o compromisso político de manter os valores de inscrições da última edição, sem atualização de custos.

O período de submissão dos trabalhos encerrou-se em 19 de julho. Neste momento, todas as submissões estão sendo revisadas por um parecerista, e deverão ser devolvidas aos seus autores para possíveis correções. Nossa estimativa é responder todos os trabalhos submetidos até o fim de setembro.

Após a aprovação do trabalho, a inscrição de pelo menos um autor será um critério para apresentação e publicação dos resumos nos anais. Caso você tenha mais dúvidas sobre a submissão dos seus trabalhos, entre em contato conosco através do e-mail inscricao.xiicba@gmail.com.

Ao realizar sua inscrição, você pode baixar seu comprovante a partir da própria plataforma Doity, como pode ser observado na Imagem a seguir:

IMPORTANTE: Não realizamos nenhum tipo de reembolso referente ao valor das inscrições, sendo elas por desistência ou outra justificativa.

Associados à ABA têm descontos na taxa de inscrição para participar do CBA, sendo que agricultores, povos e comunidades tradicionais filiados não pagam taxa. Para se filiar à ABA, é necessário preencher nosso formulário e pagar o valor da anuidade, cujo valor depende da categoria. Clique aqui para se associar.

Caso você já seja uma pessoa associada, você pode regularizar sua anuidade aqui.

Ao se filiar à ABA, o sistema leva até 48 horas para atualizar seu cadastro, portanto, aguarde esse período para realizar sua inscrição na categoria “filiado”.

O sistema de isenções seguirá o que historicamente é construído pela ABA-Agroecologia, principalmente, ao longo das últimas edições.

Os movimentos sociais, as redes nacionais, territoriais, regionais e locais, além do movimento estudantil organizado e atuantes na construção do Congresso terão um período específico para apresentação de inscritos e a comissão local avaliará, a partir das condições financeiras e operativas, as cotas de isenção possíveis para cada solicitação.

Não será possível acolher demandas individuais de isenção.

5.1. Acampamentos

Pela primeira vez, de forma mais integrada, os acampamentos da juventude, dos movimentos sociais e dos povos indígenas estão sendo organizados de forma articulada, prevendo estrutura adequada para instalação de barracas, banheiros e demais espaços de descanso. Estamos construindo parcerias para que o espaço do acampamento esteja localizado próximo da Fundição Progresso. Essa localização evita o deslocamento das pessoas e amplia as condições de integração e  segurança.

Em breve, teremos mais informações referentes às vagas (o local tem previsão de acomodar 800 pessoas), critérios de preenchimento e taxa de contribuição serão divulgados. Além disso, desde já ressaltamos que inscrições coletivas, feitas pelas redes, movimentos sociais e estudantis, terão prioridade na ocupação das vagas destinadas ao acampamento. Além do espaço próximo à Fundição, outras áreas estão sendo estudadas para ampliarmos o número de vagas. Cabe destacar que o movimento indígena está desenhando processos específicos de acomodação.

5.2. Rede de hotéis, pousadas e hotéis credenciados

Além dos acampamentos, teremos disponível no site uma listagem com sugestões de hospedagens acessíveis, contendo um mapa de indicações de hotéis e hostels próximos ao nosso “território  CBA”, que está concentrado ao redor da Fundição Progresso, na Lapa, no Centro do Rio de Janeiro.

5.3 Hospedagem Solidárias 

Incentivamos a organização de hospedagens solidárias a partir da rede agroecológica carioca. A organização não se responsabilizará por essa articulação. Mas, haverá divulgação das vagas disponíveis e esse mapa será enviado para os Grupos de Trabalho da ABA e demais movimentos e coletivos organizados.

A Alimentação do XII CBA contará com refeições produzidas pelos coletivos e movimentos locais a partir do abastecimento popular e agroecológico advindo da agricultura urbana da região metropolitana, de alimentos de todo o estado do RJ e de outros estados, principalmente da região Sudeste.

Essa rede busca valorizar a cultura alimentar da região. Durante os dias de Congresso, a alimentação agroecológica para os participantes se concentrará nos quintais de alimentação da Feira e da Fundição Progresso (duas “Praças de Alimentação”) e também nas Cozinhas Centrais. Estamos movendo esforços para garantir alimentação para estudantes, agricultoras/es e outros participantes que se enquadrarem dentro de critérios socioeconômicos a serem divulgados. Haverá cotas de refeições gratuitas e subsidiadas a preços populares.

Reforçamos a importância de tornar nosso XII CBA um espaço coerente, ecológico e saudável para nós, para o meio ambiente e sobretudo para a cidade onde ele acontecerá. Por conta disso, é importante que cada participante traga seu prato, copo e talheres. Dessa forma, produziremos o mínimo de resíduo possível e dividiremos o processo de construção dos espaços dedicados à alimentação.

Muitas pessoas estão nos procurando para propor atividades no Congresso. Nesta edição, seguiremos com o princípio de construção coletiva e descentralizada a partir dos 12 Grupos de Trabalho da ABA (ver temas e contatos das coordenações aqui – site da ABA) e pela Revista Brasileira de Agroecologia (RBA), das coordenações de eixos temáticos e dos coletivos da Articulação Nacional de Agroecologia- ANA (GT Mulheres, GT Agrobiodiversidade, Coletivo Nacional de Agricultura Urbana e GT Indígena). Esse desenho nos permite reconhecer conjuntamente experiências nacionais e internacionais conectadas às propostas 

Serão realizadas 8 conferências principais, considerando a de abertura e encerramento, e atividades autogestionadas pelos GTs e eixos do CBA nos barracões de saberes. As conferências representam amplos ambientes de diálogo e aprofundamento de temáticas, desafios e possibilidades pulsantes na conjuntura atual. Esses serão momentos privilegiados no diálogo de saberes e práticas e no encontro entre conhecimentos tecidos desde os territórios e nas instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão.

Além dessas atividades, é fundamental reforçar o papel dos espaços dedicados à partilha dos relatos, resumos e experiências, coração dos Congressos da ABA, chamados de Tapiris de Saberes. 

Compreendendo os múltiplos diálogos interdisciplinares e a diversidade de ambientes de intercâmbio de saberes do CBA, destacamos que haverão atividades ainda na: Tenda da Saúde, Cozinha das Tradições, Terreiro de Inovações Camponesas, Ciranda Infantil, Casa dos NEAs, Feira da Economia Solidária e da Agroecologia, Feira da Agrobiodiversidade, Festival de Arte e Cultura, Tenda Rachel Carson, Festival Internacional de Cinema Agroecológico, Festival de Arte e Cultura, Acampamentos e Barracões de Saberes.

Chegada dia 20/11: A manhã e a tarde de segunda-feira já são considerados parte integrante da programação do Congresso. O credenciamento das pessoas inscritas já estará disponível neste dia das 10 às 15 horas na Fundição Progresso. Durante todo o dia, teremos atividades do Festival de Arte e Cultura da Agroecologia com inúmeras atividades construídas em parceria com o movimento negro concentradas principalmente na região da Pequena África. Atividades como roteiros guiados nos circuitos históricos da herança africana e outras ações estão previstas.

Processos preparatórios antes do dia 20/11: Estimulamos a ocupação da cidade com processos preparatórios prévios ao dia 20.

As principais vias de acesso à cidade do Rio de Janeiro, sobretudo para o Centro, são a Avenida Brasil, Linha Vermelha, Linha Amarela, Serra Grajaú-Jacarépaguá (Av. Menezes Cortes) e os túneis Rebouças e Santa Bárbara. Se puder, vale sempre checar o caminho com menos trânsito e evitar horários com alto fluxo de trânsito (período de 6h às 10h e 17h às 19:30). Para deslocamento terrestre, o principal local de chegada é a Rodoviária Novo Rio, localizada na Zona Portuária da cidade.


De transporte aéreo, o Rio tem dois aeroportos. O mais próximo da região do Congresso é o Aeroporto Santos Dumont (SDU) e fica a 10 minutos de transporte público (VLT) e 15 minutos de transporte particular. O outro aeroporto é o Aeroporto Internacional do Galeão (GIG) e fica localizado na Zona Norte da cidade, a aproximadamente 1 hora de distância do transporte público e 25 minutos de transporte particular.

Há muitos grupos se organizando para chegar ao XII CBA. É fundamental o diálogo imediato com Universidades ou Institutos Federais, além das representações dos movimentos sociais que estejam articulando ônibus e outros meios. Em breve, uma lista de contatos será compartilhada por região e estado. Desde já recomendamos os diálogos a partir dos Núcleos de Estudos em Agroecologia (NEA) próximos à vocês.

Para pesquisar o NEA mais perto de vocês: 

https://agroecologiaemrede.org.br/colheita/nea-nucleos-de-estudos-em-agroecologia/

A estrutura de governança do XII CBA é construída de forma coletiva e processual, garantindo a diversidade das representações territoriais, de gênero, de raça e institucionais, expressando a diversidade que compõe a estrutura da ABA e as parcerias tecidas. Estamos em um momento determinante para a construção do CBA, sendo necessário estruturar e fortalecer todas as frentes de trabalho. Portanto, convidamos  todas as pessoas que estejam dispostas a contribuir com as comissões, com prioridade para as que residam e atuem dentro da cidade do Rio de Janeiro a se somarem a esse cuidado e construção coletiva. Dentre as comissões com mais demanda, destacam-se:

  • Feira de Agrobiodiversidade 
  • Ciranda Infantil
  • Acampamento
  • Gestão de Resíduos e tecnologias ecológicas 
  • Tenda da Saúde e da Cura
  • Feira Nacional de Agroecologia e da Economia Solidária 
  • Terreiro das Inovações 
  • Segurança
  • Mística e Animação  

Para entender a dinâmica de cada comissão e identificar as Antena de cada uma, entrar em contato com a Secretaria Executiva por e-mail ou WhatsApp (contato abaixo).

Inscrições, hospedagem e outras informações: inscricao.xiicba@gmail.com

Secretaria executiva: cbasudeste@gmail.com 

Caravanas, Mobilização e Processos preparatórios: mobiliza.xiicba@gmail.com

Submissões (ciências e saberes): cienciasesaberes.xiicba@gmail.com 

WhatsApp do XII CBA: (21) 97184-6286

ABA nas regiões (Vice-diretoria)

ABA Norte: Dani Wagner (PA: +55 93 99133-8848)

ABA Nordeste: Shirleyde Santos (PB: 83 99855-4661)

ABA Centro Oeste: Fran Paula (MT: 65 99972-5709)

ABA Sul: Letícia Falcão (RS: 53 98145-2468)

ABA Sudeste: 

Natalia Almeida

MG: Daniela Adil – Auê / UFMG > 31 98878-0481

RJ: Guilherme Strauch – Emater > 21 99172-9242

ES: Lusinério – IF Santa Teresa > 27 99725-8071

SP: Henrique Duval – Ufscar > 16 99773-3435