A Brigada das Juventudes Mãe Bernadete é um agrupamento de jovens que organizam, preparam e atuam nas comunidades camponesas, bairros populares e ações políticas. A brigada também atua com a agitação e propaganda, desenvolvendo trabalhos de produção cultural
Neste mês de novembro, a Brigada da Juventudes vem atuando em atividades estratégicas para realizar a mobilização e preparar a população carioca nos últimos dias que antecedem o 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia, o CBA.
Quem compõe essa Brigada?
Estamos organizados em um grupo de jovens do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), que compõem o movimento agroecológico camponês de diversos estados brasileiros.
Batizada como “Brigada Mãe Bernadete” as atividades trazem a força e a homenagem a essa líder quilombola que lutou contra a violência a fome nos quilombos e foi assassinada em 17 de agosto de 2023, na comunidade de Pitanga dos Palmares, município de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador (BA).
Como estão sendo as atividades da Brigada?
As atividades já começaram e os jovens seguem se preparando e circulando nas encruzilhadas da Lapa e região para balançar o Território CBA. Pensando na pluralidade de atividades e a proposta de ocupação de diversos locais públicos que o evento propõe, a realização dessa metodologia acontece pela primeira vez no processo de construção do congresso e busca comunicar o conteúdo político à população através de intervenções, arte e cultura, convidando a população a participar dos espaços de integração e diálogo do CBA.
O processo de realização das atividades começou com a formação e alinhamento do que é a proposta do CBA, perpassando por caminhos que toda a comissão organizadora tem vivido no último ano de construção. A formação seguiu com o conhecimento do território que abriga a população que viverá o CBA, tal processo é de muita importância para quem irá comunicar o Congresso.
O caminho em percurso conta com a participação em oficinas de batuque, teatro, confecção de elementos de comunicação, preparo de materiais de divulgação, entre outras. As atividades incansáveis, as formações, a participação em oficinas e as ações na rua estão comunicando diretamente a Feira Saberes e Sabores que acontecerá entre os dias 21 e 23 de novembro no Passeio Público de 08h às 18h.
As atividades seguem a todo vapor agitando e divulgando os espaços coletivos e abertos do XII CBA pelos bairros mais centrais do Rio de Janeiro. “Junta com quem tá vindo e vem!”