Filme de Meiembipe a Chuquisaca, selecionado para mostra principal do II Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FICAECO)
Sinopse: Verão de 1516. Uma embarcação espanhola naufraga em Meiembipe, atual Ilha de Santa Catarina. Um dos sobreviventes, Aleixo Garcia, protagoniza uma das maiores aventuras da época para um europeu em território sul-americano: percorrer a pé, na companhia de centenas de guaranis, um trajeto de três mil quilômetros, da ilha até o território inca, no Alto Peru. A partir daí o Sul do Brasil vive uma verdadeira “corrida da prata”, antes mesmo do início da colonização oficial do Brasil.
Nesse projeto Carolina pretende aprofundar temas como a lendária transcontinental indígena Peabiru que ligava o Atlântico ao Pacífico e a riqueza cultural dos povos da época, apresentando aspectos como a língua, a medicina fitoterápica, a agricultura, o intercâmbio de mercadorias e a riqueza astronômica e cosmológica.
Direção: Carolina Borges de Andrade.
Duração: 25 minutos.
Classificação Indicativa: Livre.
O II Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FICAECO), será realizado entre os dias 21 a 23 de novembro de 2023, no Clássico Cinema Odeon, localizado na Praça Floriano, na Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro. O cine Odeon já existia desde o início do século XX, de 1909 a 1913 e de 1917 a 1918. O prédio atual do cinema, porém, só foi inaugurado em 1926, no auge dos cinemas da Cinelândia, e, conta com uma sala de 600 lugares, além de um restaurante. Reaberto em 2015 como Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro – Cine Odeon, não está mais limitado apenas à exibição de filmes, mas aberto também para espetáculos, cursos, palestras etc. É o cinema do Festival do Rio, Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro e Anima Mundi.