Desmascarndo o Marco Temporal, Laklano Xokleng e a repercusso geralkleng e a Repercussão geral

Filme Desmascarndo o Marco Temporal, Laklano Xokleng e a repercusso geralkleng e a Repercussão geral, selecionado para mostra principal do II Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FICAECO)

Sinopse: Poucos povos originários foram tão massacrados pelos bugreiros (caçadores de indígenas) quanto os Laklanõ Xokleng, de Santa Catarina. Seu destino será definido num dos julgamentos mais importantes do Supremo, terá repercussão geral e definirá o futuro das demarcações de terras indígenas no Brasil.
O processo que motivou a discussão trata da disputa pela posse da Terra Indígena Ibirama -Laklanõ, em Santa Catarina. Segundo agricultores, a área não estava ocupada por indígenas em 5 de outubro de 1988.
A tese do Marco Temporal diz que só podem reivindicar terras indígenas as comunidades que as ocupavam na data da promulgação da Constituição Cidadã: 5 de outubro de 1988.
Os Xokleng depois de décadas de perseguições e matanças forçaram o grupo a sair do território que hoje tentam retomar.

Direção: Carlos Pronzato.

Duração: 34 minutos.

Classificação Indicativa: Livre.

Previous slide
Next slide

O II Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FICAECO), será realizado entre os dias 21 a 23 de novembro de 2023, no Clássico Cinema Odeon, localizado na Praça Floriano, na Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro. O cine Odeon já existia desde o início do século XX, de 1909 a 1913 e de 1917 a 1918. O prédio atual do cinema, porém, só foi inaugurado em 1926, no auge dos cinemas da Cinelândia, e, conta com uma sala de 600 lugares, além de um restaurante. Reaberto em 2015 como Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro – Cine Odeon, não está mais limitado apenas à exibição de filmes, mas aberto também para espetáculos, cursos, palestras etc. É o cinema do Festival do Rio, Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro e Anima Mundi.

Compartilha nas mídias:

Faça o seu comentário:

Tem dúvidas sobre o CBA?

Acesse aqui várias dicas no nosso FAQ