Filme Nhãndê kuery mã hi’ãn rivê hê’yn (Não somos apenas sombras), selecionado para mostra principal do II Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FICAECO)
Sinopse: O filme ‘Nhãndê kuery mã hi’ãn rivê hê’yn’ (Não Somos apenas sombras) narra, em guarani, a história e os desafios atuais da aldeia indígena Paranapuã, localizada em São Vicente, no litoral de São Paulo, Brasil. O documentário propõe que indígenas se vejam em tela de cinema, como protagonistas da sua própria história.
Direção: Dino Menezes.
Duração: 12 minutos.
Classificação Indicativa: Livre.
O II Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FICAECO), será realizado entre os dias 21 a 23 de novembro de 2023, no Clássico Cinema Odeon, localizado na Praça Floriano, na Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro. O cine Odeon já existia desde o início do século XX, de 1909 a 1913 e de 1917 a 1918. O prédio atual do cinema, porém, só foi inaugurado em 1926, no auge dos cinemas da Cinelândia, e, conta com uma sala de 600 lugares, além de um restaurante. Reaberto em 2015 como Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro – Cine Odeon, não está mais limitado apenas à exibição de filmes, mas aberto também para espetáculos, cursos, palestras etc. É o cinema do Festival do Rio, Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro e Anima Mundi.