Faltam poucos dias para o início do CBA, e o nosso prato continua cheio de oportunidades de participação! Saiba como apoiar a 12º edição do maior congresso de agroecologia na América Latina, e venha com a gente nesse banquete de saberes e sabores agroecológicos que vai colorir a Lapa e o Centro do Rio de Janeiro entre os dias 20 e 23 de novembro

Últimos dias para apoiar o 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia

Insreva-se no CBA e faça parte do financiamento coletivo do Congresso

Começamos com o ingrediente mais importante: a sua inscrição no congresso. Aproveite e faça a sua ainda hoje, e não esqueça de avisar outras pessoas!

A inscrição é um ato de solidariedade coletiva que colabora para a isenção oferecida a representantes da agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais em todo o Brasil, e também para a estruturação e realização do Congresso. 

Clique aqui e inscreva-se no 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia

Conheça outras formas de apoiar o 12º CBA

Além da inscrição, conheça outras maneiras de apoiar o CBA: 

Participe do mutirão da Cozinha das Tradições e aprenda técnicas de bioconstrução

A Cozinha das Tradições vai promover o compartilhamento de saberes sobre a cultura alimentar ancestral. O mutirão de construção da Cozinha tem acontecido na Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ). 

Para participar, envie um e-mail para: cozinhadastradicoescba@gmail.com e coloque no assunto a palavra “Mutirão”.

Entre as pessoas que estão à frente do mutirão está Iracema Pankararu, que tem orientado a construção de tijolos e fornos de barro para equipar a Cozinha das Tradições. Junte-se a ela e venha aprender técnicas tradicionais de bioconstrução enquanto ajuda a levantar este que será um dos locais mais afetuosos (e saborosos) do Congresso. 

Depois de construída, a Cozinha será um dos legados do CBA à ESDI e à comunidade carioca.

Vem de caravana? Cadastre-se no nosso mapeamento e faça parte da rede

Se você está chegando ou chegou com seu coletivo partindo de qualquer região do Brasil, mas ainda não se cadastrou do Mapeamento de Caravanas, preenchao formulário e compartilhe suas informações com o CBA. 

Clique aqui e conte sobre a sua caravana pra gente!

Esse levantamento de dados vai nos ajudar a estimar o número de pessoas e territórios chegando no Congresso, e assim preparar uma boa acolhida. Com esses dados também podemos realizar uma gestão mais solidária das vagas em caravanas de regiões próximas, aproximando quem precisa se deslocar de quem tem vagas, e de quebra fortalecemos as redes de contatos entre as regiões.

Apoie o CBA fazendo arte

Criança brincando, que rima com passarinho voando… e semente brotando! Sabemos que agroecologia também é feita de arte e cultura. E por isso convocamos artistas de todos os cantos a somarem forças na produção de esculturas de passarinhos, no envio de sementes para a Muvuca de Sementes e para a Feira da Agrobiodiversidade, e no cadastro de histórias inspiradoras para o Memorial dos Encantados. Leia detalhes a seguir:

Faça esculturas de passarinhos e venha com eles “voando” pro CBA

Continuamos convocando artistas e coletivos a confeccionarem os Passarinhos Artesanais que encantarão os espaços desta edição do CBA. 

Se você tem algum material orgânico sobrando por aí, como bambu, palha, madeiras, etc., e um pássaro “voando” na cabeça, clique aqui para assistir ao tutorial do mestre artesão Cláudio Guedes, e saber como dar vida à sua ideia. Depois, é só trazer seu passarinho ao CBA, que nós nos encarregaremos de incorporá-lo carinhosamente à cenografia do Congresso.

Doe sementes nativas e crioulas para a Muvuca de Sementes

Outro local encantado e cheio de arte agroecológica é a Muvuca de Sementes, instalação sensorial em forma de mandala que será montada na Fundição Progresso para celebrar a nossa biodiversidade e homenagear as guardiãs e os guardiões de sementes Brasil adentro.

Se você quer participar doando sementes crioulas, encontre aqui as informações sobre como organizar o a partir de seu território. E bora “crescer pra passarinho”, como escreveu Manoel de Barros, levando no bico sementes de esperança agroecológica.

Envie as histórias de pessoas que viveram pela agroecologia para o Memorial dos Encantados

O espaço na Fundição Progresso homenageará pessoas que partiram ou foram mortas em decorrência de conflitos no campo e outras violências, e também mestras e mestres que viveram e lutaram por práticas agroecológicas em diferentes áreas. 

As histórias de cada uma delas serão contadas por meio de mudas de árvores dispostas de forma a criar um espaço de introspecção e reflexão sobre a luta dos “encantados”. 

No final do Congresso, você poderá levar uma muda para plantar em seu território, fortalecendo simbolicamente a luta de quem se foi e deixousementes do fazer e esperançar agroecológicos.

Saiba mais e venha reverenciar estas mestras e mestres com a gente

Texto: Fernanda Favaro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *