Inscrições abertas para o Festival de Arte e Cultura da Agroecologia (FACA), do 12º CBA

Festival de Arte e Cultura da Agroecologia (FACA) - inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Festival de Arte e Cultura da Agroecologia (FACA), que acontece junto com o 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia, o CBA. 

Clique aqui para ler a convocatória
Inscreva a sua produção artística aqui

O FACA é construído a partir da interação entre a cultura popular, a agricultura e alimentação, compreendendo a arte como estratégia agregadora de processos em defesa da vida e da justiça social.

O Festival de Arte e Cultura da Agroecologia tem como objetivo criar múltiplos espaços de diálogo com a sociedade, tendo o direito humano à alimentação adequada e a agroecologia como eixos estruturadores. A pergunta geradora principal da convocatória desta primeira edição do FACA tem o lema do CBA como orientação, e indaga: “como a arte e a cultura alimentam a agroecologia na Boca do Povo?”

O período de inscrições de propostas artísticas para o FACA começa na sexta-feira (29) e segue até as 23h59 do dia 14 de outubro. O Festival terá espaço para quatro linguagens artísticas: música (show individual ou grupo, recital, concerto sinfônico, instalação sonora, coral, musical, dj, seresta e roda); artes cênicas (teatro, dança, circo e performance); poéticas visuais (pintura, bordado, grafite etc); e literatura (apresentação de rima/slam ou poesia).

No total serão selecionadas pelo menos 15 propostas que deverão realizar uma ocupação descentralizada com apresentações gratuitas em mais de 13 pontos da cidade, como praças, centros históricos de expressão das culturas popular e urbana, prédios públicos e espaços com mobilidade facilitada ao público. Essa ocupação artística da Lapa e arredores faz parte da programação do 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia, que acontece de 20 a 23 de novembro no Rio de Janeiro (RJ).

De acordo com Maurício Leonard, mineiro, multiartista e professor no Departamento de Arquitetura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da organização do FACA, “aproximar arte e a cultura com a agroecologia nos ajuda a chegar em diferentes lugares de uma forma mais afetiva, menos técnica, abraçando e expressando as culturas irmanadas com a agricultura. Agricultura, antes de uma técnica de produzir, é uma cultura específica e modo de vida de povos que cuidaram e cuidam de sementes, manejam plantas e expressam esse cuidado em festejos, celebrações, respeitando a ancestralidade e os alimentos como coisa sagrada. Essa arte e essa cultura devem então ser celebradas e resguardadas com carinho, pois são elas que colocam outro sabor nos alimentos, um sabor de vida.”

Leia ou baixe a convocatória:

Compartilha nas mídias:

Faça o seu comentário:

Tem dúvidas sobre o CBA?

Acesse aqui várias dicas no nosso FAQ