Baixe aqui o Caderno de Acolhida em PDF
“Agroecologia na boca do povo” é um chamado coletivo à ação e à reflexão da necessidade urgente de fortalecer os sistemas de abastecimento popular de alimentos. “Na boca do povo”, nos desafiamos, ao mesmo tempo, a pensar e a aprender com as agricultoras, agricultores, povos e comunidades tradicionais os múltiplos significados que a agroecologia é capaz de assumir. Aqui, colocamos um chamado à ciência da agroecologia, que por essência deve ser coletiva e tecida entre saberes cotidianos, geracionais e produzidos nas diferentes instituições de ensino, pesquisa e extensão. Leia o documento orientador do 12º CBA “Chão Comum” – Princípios Políticos e Metodológicos.
Bem Vind@s!
A Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) tem construído ao longo das edições do Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) estratégias que acolham da melhor forma a diversidade de pessoas e coletivos que constroem a agroecologia no Brasil, valorizando a participação de estudantes, profissionais, pesquisadoras(es), agricultoras(es), movimentos sociais e povos e comunidades tradicionais.
Buscando cada vez mais um evento transformador, fortalecendo a inter-relação com os sujeitos que constroem a agroecologia, procuramos respostas coletivas aos desafios sociais, políticos e ambientais que cercam o período histórico de cada edição.
Proposta desta 12º Edição: a ABA faz 20 anos!
Neste 12º CBA, a ABA celebra os 20 anos da primeira edição do Congresso, realizado em 2003, em Porto Alegre (RS). Ao longo de suas edições o CBA vem se consolidando como um espaço de referência sobre agroecologia no Brasil e na América Latina. Tanto por sua dimensão e abrangência multiterritoriais, quanto por sua proposta metodológica inovadora, pautada por epistemologias críticas que reconhecem diferentes saberes sejam eles acadêmicos ou populares,
CBA se insere em um processo voltado à construção de novos paradigmas teórico-metodológicos, na defesa da ciência crítica, das instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão e no fortalecimento dos movimentos sociais.
Território do Congresso – Lapa | confira o mapa
O bairro localiza-se no centro do Rio de Janeiro entre a zona norte e a zona sul, tendo como bairros vizinhos Santa Teresa e Glória. Em homenagem à Nossa Senhora da Lapa do Desterro, em 1751 o bairro foi nomeado como Lapa, antes conhecida como Areias de Espanha.
No entorno da Praça, os que resistem fazem de tudo para manter a cultura e a tradição da região. A Casa Cecília Meirelles, o Hotel Selina – inaugurado para as olimpíadas -, o restaurante Cosmopolita – com o seu famoso Filé à Oswaldo Aranha, hoje decadente -, e grupos de teatro popular, como o CTO (Centro Teatro do Oprimido), de Augusto Boal, e o “Tá na Rua”, de Amir Haddad. Entre os resistentes, estão também uma associação de grafiteiros e a Federação dos Blocos Afros e Afoxés do Rio de Janeiro, de onde sai a rica e tradicional festa de Iemanjá, todo 2 de fevereiro, em direção à Baia de Guanabara.
No outrora aqueduto dos Arcos da Lapa, os poucos bondinhos ainda cruzam o mais importante monumento colonial da cidade. Hoje desbotado, ele é o reflexo do seu entorno. A Praça se transformou em um local de descanso e espera para dezenas de moradores de rua que à tarde recebem refeições doada por ONGs e instituições de caridade. Muitos chegam cedo e ficam sentados ou deitados nos arredores.
Referência dos trechos de textos: Projeto Colabora e a “Lapa e seu legado cultural para a cidade do rio de janeiro”
CREDENCIAMENTO E ACESSO
Pela primeira vez, um CBA será realizado de forma descentralizada ocupando diferentes lugares da cidade do Rio de Janeiro. Entre acampamentos, cozinhas, feiras, Barracões de Saberes e ambientes que acolherão as atividades científicas, o Congresso articula 19 diferentes parceiros em espaços que compartilham conosco o compromisso de garantir a Agroecologia na Boca do Povo!
Já somos mais de 5 mil pessoas inscritas e uma grande onda de caravanas e coletivos de todo o Brasil movimenta a força da agroecologia a partir dos territórios. Buscando acomodar da melhor forma possível as pessoas inscritas no Congresso e prezando pela segurança e cuidado na operação das atividades em tantos espaços diferentes é imprescindível comunicar nosso sistema de acesso. Saiba mais: acesso ao território do CBA!
A Praça do Passeio Público, onde acontecem feiras, Barracões e o Festival de Arte Cultura da Agroecologia (FACA), o Cinema Odeon, durante a programação do Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FicaEco), e a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ), onde acontecem a Tenda da Saúde e da Cura e a Cozinha das Tradições, terão acesso completamente livre.
Todos os outros espaços, incluindo a Fundição Progresso, o Circo Voador, o Cine Odeon (durante as conferências), o prédio dos Tapiris de Saberes na Associação Cristã de Moços (ACM), terão acesso restrito para as pessoas inscritas no CBA.
Credenciamento Geral: O credenciamento será realizado no estacionamento da Fundição Progresso de 19 a 23 de novembro durante o período de 9h às 18h diariamente.
Observação: as inscrições seguem abertas durante todo o 12º CBA; entretanto, não será possível fornecer o kit do participante para as/os novas/os inscritos.
POR FAVOR, EVITE O CREDENCIAMENTO NO MOMENTO DO CORTEJO (20/11, das 15h às 17h30)
- O crachá é nossa principal credencial, as pulseiras serão distribuídas a grupos muito específicos;
- O Governo terá credenciamento específico, a equipe está ciente e atenta;
- Não será possível a retirada de crachás por terceiros.
- Credenciamento da Imprensa: https://cba.aba-agroecologia.org.br/imprensa/
Ingressos de acesso diário ao CBA: durante os quatro dias do Congresso, serão disponibilizados gratuitamente no espaço do credenciamento, localizado na Fundição Progresso, 300 ingressos para o público em geral a todos os espaços do CBA. Os ingressos serão entregues por ordem de chegada e apenas 1 por pessoa. |
Praça do Passeio Público: todas as atividades do Passeio Público terão acesso livre e gratuito. Na praça acontecerão feiras, comedorias, oficinas, rodas de conversa, diferentes Barracões de Saberes, shows e outras iniciativas.
ALIMENTAÇÃO
Cozinha da Reforma Agrária (MST DE MINAS GERAIS)
A cozinha da reforma agrária vem de Minas Gerais para ser instalada na Fundição Progresso, situada na R. dos Arcos, 24 – a 50 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20230-060. Com a potência de fornecer 7.500 refeições por dia, será dividida em três refeições diárias durante os dias 20, 21, 22 e 23 de novembro. O fornecimento será dividido em sub turnos com o intuito de reduzir filas durante o acesso à alimentação.
Quem acessa a alimentação da Cozinha da Fundição: A alimentação na cozinha da reforma agrária, mesmo com ampla capacidade de fornecimento, não é de uso total pelas pessoas do Congresso. Esse espaço foi pensado e projetado para acolher as pessoas que receberam isenção da inscrição e a equipe ampliada de trabalho. |
Horários: Os turnos da alimentação serão distribuídos previamente para as pessoas que poderão mudar considerando a cota de cada turno;
Café da manhã | 7h30 às 8h | 8h às 8h30 | 8h30 às 9h | 9h às 9h30 |
Almoço | 11h30 às 12h10 | 12h10 às 12h50 | 12h50 às 13h30 | 13h30 às 14h10 |
Jantar | 18h às 18h30 | 18h30 às 19h00 | 19h às 19h30 | 19h30 às 20h |
Comedorias
Teremos dois espaços de Comedoria: um na Praça do Passeio Público e outro na Fundição Progresso
Comedoria Praça do Passeio Público – Benê Ricardo
Rua do Passeio – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20021-280 e funcionará do dia 21 a 23 de novembro das 8h às 18h. O espaço é aberto ao público e lá você encontra produtos e alimentação agroecológica variada. Serão 20 barracas com uma diversidade de alimentos, desde lanches, refeições e cervejas artesanais.
Comedoria Fundição Progresso: Rua dos Arcos, 24 – Centro e funcionará do dia 20 a 22 de novembro das 17h às 23h. O espaço pode ser acessado pelas pessoas credenciadas e com a retirada de convite no dia. Serão 12 barracas com uma diversidade de alimentos, desde lanches, refeições e cervejas artesanais.
Dicas de restaurantes e bares que estarão no site e no instagram.
ACAMPAMENTOS
Teremos dois acampamentos durante o CBA! Buscando acomodar as juventudes, agricultores/as, indígenas e representantes dos povos e comunidades tradicionais, o Acampamento de Isenções do 12º CBA é uma iniciativa inédita na perspectiva de acolhimento integrado de diferentes grupos que necessitam de acomodação para poder participar do Congresso. O segundo acampamento é organizado e coordenado pela Rede de Grupos de Agroecologia do Brasil (REGA), e cabe reforçar que a comissão organizadora do CBA não se responsabiliza pelas ações do mesmo.
O acampamento das Isenções está localizado na Av. Pres. Vargas, 3102 – Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ, 20210-031, o local é sede do Grêmio Recreativo Escola de Samba São Clemente (G.R.E.S.São Clemente). Esse acampamento abriga a juventude, povos e Comunidades Tradicionais, indígenas, movimentos sociais da Via Campesina e alguns auxiliares na organização do congresso.
A coordenação do acampamento das isenções está com a Comissão Local do CBA e tem em seu núcleo operacional representantes da diretoria da ABA, REGA, GT Indégena da ANA, GT ancestralidade da ABA, GT juventudes da ABA, Via Campesina e MCP.
Já o acampamento da REGA tem sua instalação na Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Rua Octávio Cantanhede, 817, na Ilha do Fundão e acolhe inscritos pagantes com preço acessível e é de total responsabilidade da REGA, não possuindo participação da diretoria da ABA ou comissão local do congresso na execução e permanência dos congressistas.
Para saber mais:
TRANSPORTE pelo Rio de Janeiro
OPERAÇÃO DE TRÂNSITO PARA AS CARAVANAS:
As orientações para os ônibus e vans que chegam na cidade do Rio de Janeiro seguem abaixo, a partir da orientação ONDE ESTACIONAR / EMBARCAR
Aplicativos de transporte e táxi
Atenção! Utilizem apenas transportes credenciados (Uber, 99, Taxi.Rio Cidades, Santaxi, Coopacarioca). Baixe os aplicativos com antecedência e cadastre-se. |
No anexo 01 do caderno está um compilado de endereços importantes, a localização de cada um dos endereços do CBA está detalhado juntamente do que acontece neles.
O transporte geral deve ser orientado por esse anexo, mas principalmente para utilização por táxi e carros ou motos de aplicativos requer atenção na utilização (usem essa lista).
Nossa experiência na utilização de aplicativo é que a 99 funciona melhor na região do congresso em relação a UBER.
Algumas cooperativas de táxi com boas referências e que indicamos a utilização dos aplicativos das mesmas. Acesse sua loja de aplicativos e instale os aplicativos. Santaxi opera mais na região de Santa Teresa – RJ; a Taxi.Rio opera em quase todas as regiões do Rio de Janeiro; e a Cooparioca opera em várias regiões, mas tem sede em Copacabana.
- Rodoviária Novo Rio (8,5 km)
Ônibus: no ponto final da rodoviária embarque na linha 012 (Castelo), desça na Rua Riachuelo na altura dos Arcos da Lapa + caminhe 150m até a Fundição Progresso. Custo: R$ 4,30 e tempo do percurso: 15 minutos.
Aplicativo: Desembarcando na rodoviária dirija-se a área destinada ao embarque de aplicativos, situado na área de embarque próximo ao balcão de informações. Este local já é próprio para os motoristas estacionarem, e é a melhor área para o motorista do uber parar e te pegar. Dica – Espere do lado de dentro da rodoviária até que o motorista chegue na frente da rodoviária, nisso você vai sair apenas para entrar no carro e seguir rumo ao seu destino.
Táxi: É comum tentarem te convencer de pegar um táxi logo no desembarque. No entanto, podem oferecer um valor fechado mais caro. Na área de utilização há táxis que podem levar você pelo valor do taxímetro e que geralmente são mais baratos.
- Aeroporto Internacional Tom Jobim/ Galeão (18 km)
BRT + Metrô: BRT Galeão linha 42 + Metrô Linha 1
A baldeação do BRT para o metrô é feita na estação Vicente de Carvalho. Ali você pega a linha 1 do Metrô, direção Botafogo e desce na estação da Cinelândia, de onde caminha 750m em direção aos Arcos da Lapa.
Caso você complemente a viagem com metrô, vai desembolsar R$ 15,50. O ideal é já carregar o Riocard com mais créditos, já que o cartão será válido para outros deslocamentos de metrô, ônibus e VLT na cidade. Além do custo do cartão, você precisa carregar crédito suficiente para suas viagens. Custo: BRT R$ 4,30 + Metrô R$ 6,90. Tempo do percurso: 2h.
BRT + Ônibus : BRT linha 42 até o terminal Aroldo Melodia + Ônibus linha 323 ou 321 (Castelo) e desça na rua Lavradio + caminhada de 500m até a Fundição Progresso/Arcos da Lapa. Custo: BRT R$ 4,30 + Ônibus R$ 4,05 e Tempo do percurso: 2h.
- Aeroporto Santos Dumont – SDU (2,9 km)
VLT: L1 Praia Formosa – Cinelândia + caminhada de 750m em direção aos Arcos da Lapa
Custo: R$ 4,05 (Riocard retirado na plataforma). Tempo do percurso: 23min
O que trazer?
1) Capa de chuva
2) Garrafa de água
3) Kit militante (prato, talher e copo)
4) Itens de higiene pessoal
5) Toalha
6) Filtro solar
7) Bandeiras de movimento
8) Repelente
9) Para responsáveis de menores (documentação)
10) “doleira” – aquela ‘pochete’ que a gente usa no carnaval por baixo da roupa, mais segura pra colocar celular, carteira
CBA 2023, vem pra cá você também!
Para mais informações envie: mobiliza.xiicba@gmail.com
Anexo 01. Pontos importantes durante o XII CBA
Local | Endereço | Ação Principal |
Fundição Progresso | R. dos Arcos, 24 – a 50 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20230-060 | Vários usos |
Circo Voador | R. dos Arcos, s/n – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20230-060 | Conferência e Ciranda Infantil |
Passeio Público | R. do Passeio – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20021-280 | Feira, Comedoria, Barracões e FACA |
ESDI / UERJ | R. do Passeio, 80 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-040 | Cozinha das Tradições e Tenda da Saúde |
CTO | Av. Mem de Sá, 31 – casa – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20230-150 | BS de Cultura e Comunicação / Apoio FACA / Ação contra a Fome |
ACM | R. da Lapa, 86 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20021-180 | Tapiris de Saberes – 55 salas |
ACAMPAMENTO ISENÇÕES | Av. Pres. Vargas, 3102 – Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ, 20210-031 | Acampamento das isenções |
ACAMPAMENTO DA REGA | Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Rua Octávio Cantanhede, 817 – Ilha do Fundão | Acampamento da REGA |
Cine Odeon | Praça Floriano, 7 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-050 | FICAECO |
Cozinha Solidária (MTST) | Avenida Mem de Sá, 25- Centro, Rio de Janeiro, 20230-150 | Ação contra a Fome |
Armazém do Campo (MST) | Av. Mem de Sá, 135 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20021-060 | Atividades Culturais FACA |
Arcos da Lapa | Lapa, Rio de Janeiro – RJ, 20031-040 | Projeções |
Espaço Cultural Cozinha da Lapa | R. do Rezende, 76 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20230-150 | Ação contra a Fome (entrega) e FACA |
Unirio Campus Praia Vermelha | Av. Pasteur, 436 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ, 22290-255 | III ENNEAs |
Raízes do Brasil (MPA) | R. Áurea, 80 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ, 20240-210 | Ponto de recebimento de alimentos |
Gastromotiva | R. da Lapa, 108 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20021-180 | Ação contra a Fome |
🎵
CBA 2023
Venha pra cá você também
Favela, cidade, campo
Floresta, praia te chama
Junta com quem tá vindo e vem
Junta com quem tá vindo e vem
Junta com quem tá vindo e vem
@aba.agroecologia