Programação do 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia

Organizada em quatro dias e distribuída em mais de 15 espaços diferentes, a programação do CBA reúne atividades em múltiplos formatos. Confira!

 
Confira a programação completa do 12º CBA

Nesta edição do Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que acontece entre os dias 20 e 23 de novembro no Centro do Rio de Janeiro (RJ), a programação está organizada por um encadeamento de atividades que terá três tipos de ambientes estruturantes, sendo elas: as mais de 300 sessões de Tapiris de Saberes, as oito Conferências e os 17 Barracões de Saberes.

Tapiris de Saberes

Concentrados nas três manhãs do Congresso, os Tapiris de Saberes serão os espaços de partilha dos trabalhos científicos, dos relatos técnicos e dos relatos populares em texto e em vídeo. “Tapiri” é uma palavra indígena no tronco tupi muito presente no vocabulário das populações ribeirinhas e diversos povos tradicionais na região Norte do Brasil, e representa a palhoça, o lugar onde as pessoas se reúnem para dialogar, comer, descansar e trocar experiências. Esse é o nome dado ao espaço de apresentação dos trabalhos nos CBAs desde 2015. Os Tapiris acontecerão no prédio da Associação Cristã de Moços (ACM), localizado na Rua da Lapa 86.

Saiba mais sobre os Tapiris de Saberes
Baixe a programação completa dos Tapiris

Conferências

Abertura e Encerramento
A Conferência de Abertura será uma grande cerimônia de apresentação da proposta desta edição, na qual partilharemos os informes gerais imprescindíveis para a realização harmoniosa dos dias do 12º CBA. Nela, teremos a presença das principais representações políticas pulsantes na construção do Congresso. Na Conferência de Encerramento haverá a apresentação da sistematização da trajetória dos acúmulos nas diferentes atividades, resultando na carta política dessa edição. Ambas as conferências acontecerão na Fundição Progresso.

Conferências Simultâneas
Organizadas a partir de seis grandes temas (Ciência, Saúde, Justiça Climática, Bem Viver, Direitos e Economias), as conferências simultâneas do CBA acontecem nas tardes de terça (21) e quarta-feira (22). Elas representam oportunidades de diálogo da agroecologia com diferentes temas, a fim de garantir o intercâmbio e as convergências. As oficinas acontecerão simultaneamente no Circo Voador, no Cinema Odeon e na Fundição Progresso.

Barracões de Saberes

Pela primeira vez no CBA, os Barracões de Saberes serão espaços físicos fixos que sediarão as atividades autogestionadas pelos Grupos de Trabalho (GTs) da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), pelos grupos responsáveis pelos demais eixos do CBA e pela Revista Brasileira de Agroecologia (RBA). Os barracões serão referências espaciais temáticas para aquelas pessoas que buscam participar das atividades autogestionadas, dialogar com os assuntos tratados pelos Grupos de Trabalho da ABA-Agroecologia e eixos que orientam o Congresso. Os 17 barracões acontecerão em cinco diferentes espaços: Fundição Progresso, Praça do Passeio Público, Centro do Teatro  do Oprimido, Circo Voador e Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI-UERJ).

Outras atividades que fazem parte da programação do 12º CBA

Oficinas Autogestionadas

As oficinas são  parte de um edital público que recebeu e priorizou a realização de atividades autogestionadas propostas por grupos, coletivos, movimentos sociais e instituições na perspectiva de complementação, diálogo e interação com a programação nos mais variados temas. Elas acontecem durante as manhãs dos dias 21 e 22, nos espaços dos Barracões de Saberes, e seu conteúdo e dinâmica são de responsabilidade dos grupos proponentes.

Atividades Simultâneas

Diferentes  espaços terão programação própria, sendo eles: Feira Nacional Saberes e Sabores da Agroecologia e Economia Solidária (praça do Passeio Público), Tenda da Saúde, Cuidado e Cura (Escola Superior de Desenho Industrial, ESDI), Ciranda Infantil (Circo Voador), Cozinha das Tradições (Escola Superior de Desenho Industrial, ESDI), Terreiro das Inovações Camponesas (Fundição Progresso), Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FicaEco – Cine Odeon) e o Festival de Arte e Cultura da Agroecologia (FACA) no Passeio Público, e outros espaços.

Saiba mais sobre o CBA
Conheça o território e veja o mapa dessa 12º edição no Rio de Janeiro (RJ)
Perguntas frequentes