CBA terá uma Tenda da Saúde com oferta de terapias, oficinas e rodas de conversa; saiba mais

Tenda vai oferecer tratamentos de saúde, oficinas e rodas de conversa sobre todo o universo em que a saúde e a agroecologia se encontram; veja detalhes da programação

Saúde e agroecologia são temas que sempre caminham juntos. A Tenda Saúde, Cuidado e Cura Mayô Pataxó, que vai funcionar dentro da programação do 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), é um espaço de educação popular e de construção compartilhada de saberes e de cuidado a partir de práticas integrativas, populares e dos ofícios tradicionais das erveiras, raizeiras, benzedeiras e parteiras. 

Durante a programação do Congresso, a Tenda agrupa, dos dias 21 a 23 de novembro, três atividades principais: rodas de conversa, oficinas e práticas de cuidado. Todas as atividades serão realizadas na Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ), que fica na R. do Passeio, 80 – Centro, Rio de Janeiro (RJ).

As atividades visam promover reflexões e vivências que partem de ressignificar o cuidado, construir caminhos políticos e pedagógicos para a agroecologia, integrar saberes e práticas tradicionais e populares de cultivo e cuidado com plantas medicinais no Sistema Único de Saúde (SUS), e fortalecer redes e movimentos sociais na luta pelo direito à saúde, o que envolve o direito à terra, à soberania alimentar, à água, dentre outros bens e recursos fundamentais à vida.

O que são as Tendas da Saúde, Cuidado e Cura?

Em diversos eventos da saúde e da agroecologia, as tendas têm constituído espaços democráticos, pedagógicos e de diálogos, trocas e mediações de saberes e práticas entre diferentes atores que caminham conjuntamente no fortalecimento da agroecologia como eixo fundamental do direito à saúde.  

Em 2018, no IV Encontro Nacional de Agroecologia (Ena), a Tenda teve como tema “O cuidado e o diálogo com o Bem Viver”. Em 2019, no 11º CBA, a Tenda foi batizada como Maria Emília – “primeira mulher presidente do extinto Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), assistente social, mestre em Antropologia Social” e teve como tema central a Soberania Alimentar, o Direito à Alimentação com a transformação para sistemas alimentares sustentáveis.

Os objetivos da Tenda da Saúde, Cuidado e Cura

Promover práticas de cuidado e cura, abrangendo as diferentes dimensões da saúde: emocional, físico, espiritual e social, estimulando o encanto e a relação íntima com os saberes, as ervas e as terapias integrativas;

Valorizar as iniciativas coletivas e populares, sobretudo as baseadas nas medicinais e conhecimentos tradicionais, de erveiras, raizeiras, benzedeiras, mulheres, povos originários e comunidades tradicionais; 

Buscar a saúde a partir da força vital e relação harmônica com a natureza e da necessidade de preservação e integração com o ecossistema;

Fortalecer as organizações populares e agroecológicas de pequenos agricultores (urbanos e rurais), erveiras, curandeiras, comunidades tradicionais para a manutenção das práticas e saberes tradicionais de curas e cuidados; 

Possibilitar o diálogo e convergências entre saberes e práticas das diferentes experiências (de organizações populares e comunitárias, do Sistema Único de Saúde e Instituições de Ensino) que envolvem a relação saúde e agroecologia.

Tenda da Saúde do CBA homenageia a mulher indígena Mayô Pataxó

Maria Eliana Barbosa Pereira Vieira, também reconhecida com o nome Mayô Werymehy Pataxó, é uma das pessoas representantes da aldeia Nova Coroa (BA) e estará presente na Tenda da Saúde do 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia. 

Mayô vai participar, com mais duas mulheres, da Roda de conversa “Encontro de mestras e mestres guardiãs e guardiões de Saberes Ancestrais”, programada para o dia 22, às 9h. Saiba mais detalhes na programação abaixo.

Nascida no Sítio dos Milagres, no Córrego São Lourenço, no município de Nova Módica (MG), Mayô tem graduação em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale), especialização em Terapia Comunitária pela Universidade Federal do Ceará e Pós-Graduação em Educação do Campo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Além disso, fez cursos de Formação Holística de Base, Terapia Tradicional e práticas culturais dos Sonhos e Ecologia Integral pela Universidade Internacional da Paz, e tem ampla experiência nas áreas de Educação Intercultural, Arteterapia, Educação Ambiental, Educação do Campo, Agroecologia, Terapias Holísticas, Terapias Tradicionais, e Etnogastronomia.  

Atualmente é professora e coordenadora pedagógica da Majú Escola dos Saberes Tradicionais, em Caratinga (MG). Sócia-fundadora da Associação de Terapeutas das culturas Tradicionais, além de fazer parte da equipe do Projeto Roda de Terapias Indígenas da Aldeia Nova Coroa Pataxó e das Rodas de Terapias Tradicionais e Saberes da Terra do Núcleo de Agroecologia  da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em Valadares. 

Guardiã das sementes caboclas do Bem Viver, no campo das Terapias Tradicionais e da Cultura Alimentar Indígena. Nos Encontros de Agroecologia, principalmente em Minas Gerais, semeia a cultura ancestralidade cuidado da saúde, por meio das terapias indígenas e da agroecologia, sobretudo por meio da Etnogastronomia. Dentre estes Encontros destaca a Roda de Terapias Tradicionais e Saberes da Terra, na UFJF e, a  Troca de Saberes, na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

No Encontro Nacional de Agroecologia, em Belo Horizonte, espalhou muitas sementes de Curas Ancestrais na Tenda da Saúde. E no Congresso Brasileiro de Agroecologia, em Sergipe, participou do Afeto e Sabores da Cultura Alimentar da região Sudeste na Cozinha das Tradições.

Idealizadora das Rodas de Terapias Tradicionais e Saberes da Terra pelo Núcleo de Agroecologia de governador Valadares (um grande encontro com diferentes povos tradicionais e saberes de cuidados, curas e agroecologia). 

Ela também é fundadora da Oka Tokmã Kahap, onde realizou eventos e encontros de terapias. Atua como mestra de saberes nos movimentos sociais de terapias em parceria com movimento agroecológico, com produção de alimentação tradicional, remédios naturais e cura ancestral.

Programação da Tenda da Saúde, Cuidado e Cura Mayô Pataxó

Espaço de Autocuidado – todos os dias de 9h às 12h e de 14h às 17h com orientações para relaxamento, escalda pés e chás

Conhecimento e uso das plantas medicinais com Vanessa Danciger – dias 21 e 23/11, das 9h às 12h

Terça-feira, dia 21/11

Manhã

9h às 12h e 14h às 18h: Terapias individuais*
9h às 9h40: Práticas coletivas indígenas com Arlinda Barros Soares Silva
9h às 10h30: Roda de conversa: Bem nascer para Bem Viver
Ana Maria (Laboratório Cheiro de Deus, Coletivo Serra Cabocla); Lívia Braga Teixeira (ESCTA-CAIS Rede Internacional e Rede Nacional de Parteiras Tradicionais e Povos Originários do Brasil – RNPTPOB). Mediadora: Beatriz F. (Terra Preta Justiça Reprodutiva/CE; AMECE)
10h às 10h40: Rodas de curas ancestrais com Luiza Maria da Silva 
10h30 às 12h: Oficina de absorventes de pano: Edzita Sigo Viva (Rede Fitovida) Oficina de pomada milagrosa: Márcia, Suzana e Mirian (Rede Fitovida)
11h às 12h: Dança circular com Maria José Alves do Nascimento

Tarde

13h às 14h15: Programação Autogestionada – Lançamento da Edição Especial de saúde e Agroecologia RBA: cuidando do indivíduo, da sociedade e da natureza como um todo só
Raquel Rigotto (UFMG); Marcia Sarpa e Cirlene Luiza Zimmermann (procuradoras do MPT). Mediação: Cristiane Coradin (GT Saúde); Fernanda Albuquerque (INCA)
14h às 15h45: Oficina de ginecologia natural, autônoma e política com Amanda Rodrigues Campos Almeida
14h15 às 16h: Sistemas alimentares, Agroecologia e saúde: políticas públicas para um futuro sustentável
Kelly Alves (CGAN); Fran Paula (FASE); Wagner Cavalcante (derente – CSA Brasil); Denise Oliveira e Silva (Fiocruz Brasília). Mediadora: Adriana Adell (GT Saúde)
16h às 17h: Terapia de sonhos ancestrais com Jaqueline Rocha e Mayô Pataxó

Quarta-feira, dia 22/11

Manhã

9h às 12h e 14h às 18h: Terapias individuais*
9h às 9h30: Terapia comunitária com Andréa Márcia de Oliveira Gomes 
9h às 10h30: Roda de conversa: Encontro de mestras e mestres guardiãs e guardiões de Saberes Ancestrais
Mayô Pataxó (Associação dos Terapeutas das Culturas Tradicionais Oca Tokmã Kahap; Crisangela Elen de Souza (Rede De Intercâmbio de Tecnologias Alternativas e Articulação Pacari); Suzana Nogueira (Rede Fitovida). Mediadora: Jaqueline Rocha (Associação de Terapeutas das Culturas Tradicionais)
10h30 às 12h: Atividades simultâneas
• Oficina de Sabonete de ervas e Shampoo: Luiza Maria e Graça  (Rede Fitovida)
• Comemoração dos 10 anos da Política Nacional de Educação Popular em Saúde
Animação: Osvaldo Bonetti, Etel Matielo, Ma. Rocineide Ferreira da Silva, Laila Costa, Grasiele Nespoli, Theresa Siqueira
• Roda de Conversa: Programa Agentes de Educação Popular em Saúde – Uma ação em Defesa do SUS e da Democracia Animação: Ma. Rocineide Ferreira da Silva, Etel Matielo, Lilian Silva Gonçalves, Laila Costa

Tarde

13h às 14h: Programação Autogestionada
Reunião de apresentação do GT Saúde
Mediação: Cristiane Coradin e Adriana Adell (GT Saúde)
14h às 14h40: Roda de cura ancestral com Vanilda do Rosário Loures Martins 
14h50 às 15h50: Dakshina Tantra Yoga com Isabela Cruz Azevedo 
14h às 16h: Agroecologia na atenção primária à Saúde (APS)
Marcos Trajano (Secretaria de Saúde do DF); Raquel Souza (coordenação de Acesso e Conservação de Biomas / CGSociobio / SFDT); Laeticia Jalil (ANA – GT Mulheres); Fabiana Penereiro (agricultora agroflorestal da CSA Aldeia do Altiplano-DF). Mediadora: Ximena Moreno (Fiocruz Brasília)
16h às 18h: Roda de casais grávidos e gestantes com pré-natal da parteira e radiestesia coletiva com Livia Braga Teixeira

Quinta-feira, dia 23/11

Manhã

9h às 12h e 14h às 16h: Terapias individuais*
9h às 9h30: Meditações e técnicas de auto cura com Ana Cristina Alves do Nascimento
9h às 10h30: Roda de conversa: Territórios de Cuidado, práticas de Saúde Mental e Bem Viver
Mãe Du (Saberes de Terreiro/MG); Roberta Ribeiro (psicóloga – mulherismo africana). Mediadoras: Cristiane Coradin (GT Saúde) e Simone Santos Oliveira (ENSP/Fiocruz)
9h50 às 10h20: Dança com Eliane Costa de Oliveira Rosa. 
10h30 às 12h: Oficinas simultâneas da Rede Fitovida
Oficina de Xarope Caseiro: Luiza Campos, Mirian, Ianielle e Márcia
Oficina de Argila e Emplastros: Gláucia Macedo e Luiza Silva
Oficina de Garrafada e Tinturas: Eurídice, Ianielle, Christine, Suzana

Tarde

14h às 16h: Biodança com Moisés Clemente Marinho Cavalcante

*As terapias individuais agrupam as seguintes práticas: Auriculoterapia

Argiloterapia, Acumputura, Barra de Acces, Benzimento, Bambu terapia, Balanceamento corporal, Bioenergética, Biomagnetismo, Cristaloterapia, Calatonia, Equilíbrio dos chakras, , Johrei, Limpeza de ouvido,  Massagem, Massoterapia, Naturopatia, Radiestesia, Reflexologia, Reiki, Shiatsu, Ventosaterapia.

Mais: veja a programação completa do 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia

Tenda Saúde, Cuidado e Cura Mayô Pataxó 

Coordenação Geral
Aiume Dias – Rede de Mulheres Produtoras da Serra
Cristiane Coradin – GT Saúde ABA
Grasiele Nespoli – EPSJV/ Fiocruz
Marcelle Felippe – Agenda Saúde e Agroecologia VPAAPS/Fiocruz

Comissão Organizadora
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; 
GT Saúde ABA;
Agenda Saúde e Agroecologia VPAAPS/Fiocruz; 
Rede Fitovida;  Indigena T.I Rio Bonito;
GT Mulheres AARJ;
Saúde Indigena da VPAAPS; 
Núcleo saúde MST;
Rede Nacional de Parteiras Tradicionais e povos originários do Brasil; 
ESCTA-CAIS Rede Internacional – Escola de Saberes, Cultura e Tradição Ancestral; Terra Preta/ CE;
Associação Medicinal do Ceará;  Rede de Agroecologia da UFRJ;
Associação de Terapeutas das Culturas tradicionais; 
Maju Escola de saberes tradicionais; 
Verdejar Socioambiental; 
Rede Produtoras da Serra, Gt de Educação Popular em Saúde Abrasco;
Rede de Intercâmbio de tecnologias alternativas;
Articulação Pacari;
Grupo de estudos de Agricultura Urbana da UFMG
Ilê de Caridade Vó Cambona da fronteira da África.
Rede Carioca de Agricultura Urbana

Apoio
Ministério da Saúde 
Fiocruz

Compartilha nas mídias:

Faça o seu comentário:

Tem dúvidas sobre o CBA?

Acesse aqui várias dicas no nosso FAQ