“Tarde com Raízes” terá almoço, debate pré-CBA e show neste sábado (26), no Rio

Evento no Raízes do Brasil, em Santa Teresa, faz parte do circuito preparatório para o 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia, que deve movimentar cerca de 7 mil pessoas no centro do Rio em novembro

A primeira “Tarde com Raízes” – uma série de encontros preparatórios para o 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) –, está marcado para esta tarde de 26 de agosto no Raízes do Brasil, espaço do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) em Santa Teresa, e promete fartura de comida agroecológica, cultura, arte, café e trocas.

Com o tema “Agroecologia do campo à favela: diálogos sobre os anúncios e denúncias fluminenses”, o bate-papo sobre comunicação e agroecologia vai contar com a presença de jornalistas, comunicadoras populares e professoras, além de representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e da Rede Carioca de Agricultura Urbana (CAU). Também haverá espaço para uma feira, e depois do debate, a cantora Ananda Jacques vai apresentar um show repleto de brasilidades e músicas autorais.

Esses encontros pré-CBA têm como objetivo construir ambientes de diálogo, intercâmbio e articulação em torno de temáticas centrais para que a agroecologia esteja na boca do povo. A construção do Congresso já começou, trazendo para a sua centralidade os processos que historicamente são movimentados na cidade que nos recebe.

Roda de conversa sobre comunicação e agroecologia será formada por mulheres

Nessa primeira Tarde com Raízes, cinco mulheres, entre comunicadoras e ativistas, vão debater os movimentos comunicacionais em torno da agroecologia que acontecem especialmente no estado do Rio de Janeiro. E uma sexta mulher encerrará a tarde de prosa com um show cheio de brasilidades. Abaixo, uma mini bio sobre cada uma delas.

Tatiana Lima
Doutoranda em Comunicação na Universidade Federal Fluminense e mestre em Mídia e Cotidiano. Jornalista e comunicadora popular, atua também como repórter especial do RioOnWatch, e como professora no curso de comunicação popular do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC).

Carolina Vaz
Coordenadora do jornal comunitário do Conjunto de Favelas da Maré, “O Cidadão”, fundado em 1997. Jornalista formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), atua no jornal desde 2015. Atuou na Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos), inserindo-se depois na comunicação popular e militância de favela.

Bernadete Montezano
Faz parte da Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU), e também representa a Associação de Agricultoras(es) da Feira Agroecológica de Campo Grande (AAFA).

Letícia Montenegro
Carioca e favelada, cria do morro do Dendê, na Ilha do Governador. Graduanda em Serviço Social, ex-extensionista do laboratório Questão Agrária em Debate (QADE) e ex-estagiária da Escola Camponesa Agroecológica Ana Primavesi (ECAAP). Pesquisa a questão agrária e a dinâmica da dependência no Brasil.

Leile Teixeira
Caipira, comunista, camponesa, assistente social e professora na UFRJ. Faz parte da direção do Movimento dos Pequenos Agricultores no estado do Rio de Janeiro.

Ananda Jacques
A cantora-compositora e instrumentista apresenta um show de brasilidades em voz e guitarra semi-acústica. No repertório, canções autorais como Amor de Cafeína e Macumba de Apartamento, além de nomes da MPB como Chico César, Luedji Luna, Novos Baianos e Gal Costa.

Serviço
TARDE COM RAÍZES
Circuito preparatório do 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA)
Quando: 26/08
Onde: Raízes do Brasil – Rua Áurea, 80 – Santa Teresa – Rio de Janeiro (RJ)
Programação
14h – Boas vindas e almoço
14h30 – Roda de conversa “Agroecologia na Boca do Povo: a comunicação que fazemos do campo à favela no Rio de Janeiro”
16h – Show de Ananda Jacques

Compartilha nas mídias:

Faça o seu comentário:

Tem dúvidas sobre o CBA?

Acesse aqui várias dicas no nosso FAQ