Ações em cinco ambientes diferentes devem oferecer cerca de 10 mil refeições agroecológicas durante o 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia; saiba mais sobre a operação da Cozinha da Reforma Agrária, das Comedorias, da Cozinha das Tradições e da Ação Contra a Fome!
Cerca de 20 toneladas de alimentos estão sendo preparadas para abastecer em torno de 10 mil pessoas em diferentes espaços do 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA).
A Comissão de Alimentação esteve empenhada na organização dos locais onde serão preparadas e servidas as refeições: a Cozinha da Reforma Agrária, as duas Comedorias, a Cozinha das Tradições e a distribuição gratuita de alimentos da Ação Contra a Fome. Veja mais detalhes e a programação desses espaços:
Leia mais: veja indicações de restaurantes e bares parceiros do CBA na região do Congresso
Saiba como vai funcionar a cozinha da Reforma Agrária durante o CBA
A alimentação de participantes foi definida como um princípio importante do 12º CBA, garantindo alimentação gratuita e agroecológica para 2500 pessoas credenciadas, com foco principal na equipe e naquelas que receberam isenção, como juventudes, povos e comunidades tradicionais, indígenas e agricultoras/es de todo o Brasil.
A Cozinha da Reforma Agrária, que também vai fornecer os lanches da Ciranda Infantil, é formada por uma equipe de mais de 40 pessoas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de Minas Gerais, e voluntárias. Essa cozinha será instalada na Fundição Progresso, o coração do CBA.
Para organizar essa potência de garantir 7500 refeições por dia, durante os dias 20, 21, 22 e 23 de novembro, o fornecimento será dividido em quatro turnos com horários bem marcados. Assim, espera-se reduzir filas durante o acesso à alimentação. As refeições são servidas na cozinha do térreo e também no Espaço Verde da Fundição Progresso.
Veja os turnos das refeições para credenciados na Cozinha da Reforma Agrária:
G1 – Grupo 1
Café da manhã: 7h30 às 8h
Almoço: 11h30 às 12h10
Jantar: 18h às 18h30
G2 – Grupo 2
Café da manhã: 8h às 8h30
Almoço: 12h10 às 12h50
Jantar: 18h30 às 19h
G3 – Grupo 3
Café da manhã: 8h30 às 9h
Almoço: 12h50 às 13h30
Jantar: 19h às 19h30
G4 – Grupo 4
Café da manhã: 9h às 9h30
Almoço: 13h30 às 14h10
Jantar: 19h às 20h30
Observação: as pessoas que têm direito à alimentação gratuita durante o 12º CBA são devidamente identificadas durante o credenciamento.
Comedorias Benê Ricardo e Fundição Progresso
A alimentação agroecológica também é oferecida a participantes e visitantes do CBA que não estejam credenciados na Cozinha da Reforma Agrária. O Congresso tem dois espaços de Comedorias: um na praça do Passeio Público e outro na Fundição Progresso.
Comedoria Benê Ricardo (Passeio Público)
Onde: Rua do Passeio – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Funcionamento: de 21 a 23 de novembro, das 8h às 18h
Acesso livre ao público em geral
Benê Ricardo foi uma mulher preta, do interior de Minas Gerais, pioneira na gastronomia brasileira. Foi a primeira mulher a receber um diploma de chef de cozinha, em plena década de 80, e esteve sempre na vanguarda, lutando pela biodiversidade e cultura alimentar brasileira e sendo resistência em um meio notadamente racista e machista.
A Comedoria do Passeio Público leva seu nome como forma de homenagear todas as mulheres cozinheiras, mestras das grandes panelas, quituteiras, chefes de cozinha que, tendo em mãos saberes ancestrais, transformam a terra em refeições deliciosas, levando a agroecologia à boca do povo.
Nesse espaço, serão servidas refeições, lanches e bebidas. Entre as refeições, estão feijoada da Tia Cida, do Quilombo Ferreira Diniz; baião de dois, com e sem carne, da Dona Juju, agricultora do GT de Mulheres AARJ; refeições feitas por mulheres do GT Mulheres Serramar; acarajé da Associação Nacional das Baianas de Acarajé; comida caiçara, indígena e quilombola da FCT; prato feito agroecológico, do MPA; entre outras.
A oferta de lanches também é diversa: comida viva, variedades de tapiocas, doces tradicionais, como pé de moleque e cocada; além de sanduíches, salgados e lanches, abastecem a Comedoria Benê Ricardo. Também serão ofertados alimentos com jaca verde, taioba, chaya e outras PANCs das Processadoras da Rede CAU; bolos e doces dá Bons Bolos; salgados de frutos do mar (FCT); tapioca indígena (ABIO), pão de queijo da Cultivar Brazil; hambúrgueres e salgados da Roots Ativa (MG).
Para beber, a Comedoria vai oferecer chopp artesanal da Suburbana Carioca e Passopreto; Kombucha da Pi Kombucha tropical; Sucos naturais da Favela Orgânica; além de café e chás.
Comedoria Fundição Progresso
Onde: Rua dos Arcos, 24 – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Funcionamento: de 20 a 22 de novembro, das 17h às 22h
Acesso restrito a pessoas inscritas no CBA
O espaço pode ser acessado pelas pessoas credenciadas e com a retirada de convite no dia. Serão 12 barracas com uma diversidade de alimentos, desde lanches rápidos, passando por refeições completas, a cervejas artesanais.
Construída em mutirão, Cozinha das Tradições tem oficinas de receitas ancestrais
Esta segunda edição da Cozinha das Tradições dentro do Congresso Brasileiro de Agroecologia tem em sua programação rodas de conversa e oficinas.
Todo o planejamento e a execução da Cozinha é realizado com a contribuição de mestras agricultoras e cozinheiras de diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro, além de pesquisadoras da área da nutrição, da história e da sociologia.
O espaço, construído em mutirão, reúne diversos segmentos culturais das cozinhas tradicionais do Estado do Rio, como a de roça, a quilombola, a de rua, a agroecológica com aproveitamento alimentar integral, a de referência nordestina, a de santo, a que abrange o samba e seus ritos, entre outras expressões.
Leia mais:
Cozinha das Tradições percorre territórios tradicionais do RJ para construir a alimentação do 12º CBA
Veja a programação da Cozinha das Tradições no 12º CBA
Ação Contra a Fome!
Em parceria com diferentes instituições, o 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) realiza a campanha Ação Contra a Fome!, distribuindo durante o evento 2,5 toneladas de alimentos agroecológicos para pessoas em situação de rua na Lapa e em outros locais da região metropolitana do Rio de Janeiro (RJ).
Toda essa comida vem das produções agroecológicas do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), por meio do apoio da Fundação Banco do Brasil (FBB) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal.
Os alimentos serão encaminhados para as cozinhas do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), do Quilombo da Gamboa e da ONG Ação da Cidadania que vão preparar 2500 refeições para a campanha Ação Contra a Fome.
Além da distribuição na Lapa, também serão feitas doações de quentinhas para outras localidades do Rio de Janeiro: o Quilombo da Gamboa, no Centro; a ONG Tô Dentro, em Jacarezinho; e o Coletivo Três Mangueiras, em São Gonçalo.
Durante o CBA, a campanha de doação de alimentos fará atendimentos pela manhã e distribuição de quentinhas na hora do almoço.
Saiba mais:
Horários e localização dos eventos da Ação Contra a Fome! na programação do 12º CBA
Veja indicações de restaurantes e bares parceiros na região do 12º CBA
Quem fornece todo esse alimento para o CBA?
Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)
Responsável por entregar 10 toneladas de alimentos, ou seja, metade do volume necessário para o abastecimento do 12º CBA, proveniente das zonas rurais de Paty Alferes, Mesquita, Magé, Silva Jardim e Teresópolis. O MPA vai fornecer kit feijoada, pernil, polpas de frutas, ovos, feijão, canjiquinha, colorau, aipim (também conhecida como mandioca ou macaxeira) e geleias.
União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro (Unacoop)
Agricultoras/es orgânicas/es agroecológicas/os filiadas/os à UNACOOP e pessoas de comunidades rurais dos municípios no Estado do Rio de Janeiro (Itaguaí, Rio de Janeiro, São Sebastião do Alto, Pinheiral, Trajano de Moraes, dentre outros) estão fornecendo inhame, batata-doce e banana, além de outras frutas, legumes e verduras.
Associação de Agricultores Biológicos do Estado Rio Janeiro (Abio)
Alimentos advindos dos municípios de Petrópolis, Paracambi, Teresópolis e Duas Barras, na Região Serrana, além da Região Metropolitana e da cidade do Rio. Fornecem frutas, legumes e verduras (banana, abacate, abobrinha, abóbora, farinha de mandioca, folhosas, temperos frescos, repolho, dentre outras).
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
Alimentos virão de diferentes estados do Sul e Sudeste do Brasil. O arroz é dos assentamentos da Região Metropolitana de Porto Alegre (RS); o açúcar demerara Native; leite integral UHT Terra Viva, dos assentamentos e agricultura familiar da cooperativa Cooperoeste, do oeste de Santa Catarina; café tradicional Terra de Sabores, dos assentamentos Coop Terra, no Espírito Santo; vinagre de maçã orgânico do Rio Grande do Sul; e a manteiga Melhor do Campo, produzida no laticínio Cohapar, na região de Andradina (SP).
Peixaria Online Mangaratiba
Postas de peixe da Ilha da Marambaia, em Mangaratiba (Região Médio Paraíba, Costa Verde, Estado do Rio de Janeiro), oferecidas por pescadores artesanais da região.
GT Processadoras / Rede Carioca de Agricultura Urbana (REDE CAU)
Vai oferecer jaca verde proveniente das regiões do Parque Nacional da Tijuca e na Serra da Misericórdia, Rio de Janeiro (RJ).