A proposta para esta edição consiste em atividades realizadas de forma descentralizada, ocupando diversos espaços da cidade do Rio de Janeiro. O ponto de partida será a Fundição Progresso, capilarizada, posteriormente, para os Arcos da Lapa, Praça do Passeio e região da pequena África na Gamboa. Outros 13 pontos importantes acolherão diferentes atividades do Congresso. A escolha desses pontos se baseou no reconhecimento de locais que guardam memórias e processos históricos para a luta antirracista, para a cultura e para o enfrentamento à fome no Rio de Janeiro e no Brasil.
Assista ao vídeo abaixo e fique por dentro do território do CBA:
Clique aqui para ver e baixar o mapa do 12º CBA
As inscrições são uma afirmação financeira e política da construção coletiva do CBA. Elas já estão abertas (clique aqui para fazer a sua inscrição), e representam uma parte fundamental do financiamento do Congresso.
Estamos diante de um contexto de retomada dos processos democráticos no país depois de tempos tão difíceis, por isso assumimos o compromisso político de manter os valores de inscrições da última edição, sem atualização de custos.
O período de submissão dos trabalhos encerrou-se em 19 de julho. Neste momento, todas as submissões estão sendo revisadas por um parecerista, e deverão ser devolvidas aos seus autores para possíveis correções. Nossa estimativa é responder todos os trabalhos submetidos até o fim de setembro.
Após a aprovação do trabalho, a inscrição de pelo menos um autor será um critério para apresentação e publicação dos resumos nos anais. Caso você tenha mais dúvidas sobre a submissão dos seus trabalhos, entre em contato conosco através do e-mail inscricao.xiicba@gmail.com.
Ao realizar sua inscrição, você pode baixar seu comprovante a partir da própria plataforma Doity, como pode ser observado na Imagem a seguir:
IMPORTANTE: Não realizamos nenhum tipo de reembolso referente ao valor das inscrições, sendo elas por desistência ou outra justificativa.
Associados à ABA têm descontos na taxa de inscrição para participar do CBA, sendo que agricultores, povos e comunidades tradicionais filiados não pagam taxa. Para se filiar à ABA, é necessário preencher nosso formulário e pagar o valor da anuidade, cujo valor depende da categoria. Clique aqui para se associar.
Caso você já seja uma pessoa associada, você pode regularizar sua anuidade aqui.
Ao se filiar à ABA, o sistema leva até 48 horas para atualizar seu cadastro, portanto, aguarde esse período para realizar sua inscrição na categoria “filiado”.
O sistema de isenções seguirá o que historicamente é construído pela ABA-Agroecologia, principalmente, ao longo das últimas edições.
Os movimentos sociais, as redes nacionais, territoriais, regionais e locais, além do movimento estudantil organizado e atuantes na construção do Congresso terão um período específico para apresentação de inscritos e a comissão local avaliará, a partir das condições financeiras e operativas, as cotas de isenção possíveis para cada solicitação.
Não será possível acolher demandas individuais de isenção.
5.1. Indicações de Hospedagens
A Comissão local do 12º CBA vem buscando estratégias para garantir o melhor acolhimento de todas e todos que vão se achegar em novembro na Lapa, Rio de Janeiro. Um pedido que temos recebido bastante é a indicação de hotéis e hostels na região. Para isso, foram realizadas visitas técnicas em todos os empreendimentos em um raio de até 2km com o objetivo de reunir e compartilhar informações para acolher da melhor forma todas as pessoas com segurança e qualidade.
Visitamos diversos empreendimentos com vários tipos de serviço e destacamos como prioridade: valores, acessibilidade, qualidade do serviço, facilidade de mobilidade e parcerias para o diálogo com a agroecologia e agricultura familiar.
Clique aqui para acessar a nossa lista de hospedagens indicadas para o 12º CBA
Reforçamos a importância de realizarem reservas o quanto antes! A cidade do Rio de Janeiro estará em alta temporada durante nosso evento e há shows internacionais confirmados para o mesmo período.
IMPORTANTE: A comissão não se responsabilizará por nenhum tipo de negociação, estas deverão ser realizadas diretamente com os hotéis e hostels selecionados. Além disso, não iremos garantir o pagamento para nenhuma organização.
5.2. Acampamentos
Pela primeira vez, de forma mais integrada, os acampamentos da juventude, dos movimentos sociais e dos povos indígenas estão sendo organizados de forma articulada, prevendo estrutura adequada para instalação de barracas, banheiros e demais espaços de descanso.
Em breve, teremos mais informações referentes às vagas, critérios de preenchimento e taxa de contribuição serão divulgados. Além disso, desde já ressaltamos que inscrições coletivas, feitas pelas redes, movimentos sociais e estudantis, terão prioridade na ocupação das vagas destinadas ao acampamento. Cabe destacar que o movimento indígena está desenhando processos específicos de acomodação.
Clique aqui e saiba tudo sobre o acampamento
5.3 Rede de Hospedagem Solidária
A Comissão Local do Congresso Brasileiro de Agroecologia está levantando dados de anfitriões e hóspedes para cruzá-los e tentar garantir um pouso para todes no CBA.
A Hospedagem Solidária é uma experiência que promove compartilhamentos, conexões e até cultivo de novas amizades no nosso balaio agroecológico. É uma ótima oportunidade de conhecer pessoas como você, que também fazem a agroecologia acontecer em outros territórios brasileiros.
Atenção: a Comissão Organizadora da Hospedagem Solidária não se responsabiliza por acolher a totalidade de demandas, e também não é responsável por acordos e quaisquer questões entre anfitriões e hóspedes.
A Alimentação do 12º CBA contará com refeições produzidas pelos coletivos e movimentos locais a partir do abastecimento popular e agroecológico advindo da agricultura familiar rural e urbana da região metropolitana, de alimentos de todo o estado do Rio de Janeiro e de outros estados, principalmente da região Sudeste.
Essa rede busca valorizar a cultura alimentar da região. Durante os dias de Congresso, haverá diferentes espaços para comercialização de refeições agroecológicas: a Comedoria Benê Ricardo, na Fundição Progresso, e a Comedoria da Feira Nacional Saberes e Sabores da Agroecologia e Economia Solidária, que acontecerá no Passeio Pùblico, praça localizada a 500 metros da Fundição Progresso.
Nas Comedorias, haverá comercialização de alimentos e bebidas produzidos por diferentes grupos e iniciativas de parceiros e das redes de agroecologia do Sudeste, sobretudo dos territórios do Estado do Rio de Janeiro.
Além das Comedorias, teremos a alimentação para participantes, que será distribuída de forma gratuita para a equipe organizadora do Congresso e ao grupo de participantes com isenção e apoio para a alimentação.
Reforçamos a importância de tornar nosso 12º CBA um espaço coerente, ecológico e saudável para nós, para o meio ambiente e sobretudo para a cidade onde ele acontecerá.
Por conta disso, é importante que cada participante traga seu prato, copo e talheres. Dessa forma, produziremos o mínimo de resíduo possível e dividiremos o processo de construção dos espaços dedicados à alimentação.
Muitas pessoas estão nos procurando para propor atividades no Congresso. Nesta edição, seguiremos com o princípio de construção coletiva e descentralizada a partir dos 12 Grupos de Trabalho da ABA (ver temas e contatos das coordenações aqui – site da ABA) e pela Revista Brasileira de Agroecologia (RBA), das coordenações de eixos temáticos e dos coletivos da Articulação Nacional de Agroecologia- ANA (GT Mulheres, GT Agrobiodiversidade, Coletivo Nacional de Agricultura Urbana e GT Indígena). Esse desenho nos permite reconhecer conjuntamente experiências nacionais e internacionais conectadas às propostas.
Serão realizadas 8 conferências principais, considerando a de abertura e encerramento, e atividades autogestionadas pelos GTs e eixos do CBA nos barracões de saberes. As conferências representam amplos ambientes de diálogo e aprofundamento de temáticas, desafios e possibilidades pulsantes na conjuntura atual. Esses serão momentos privilegiados no diálogo de saberes e práticas e no encontro entre conhecimentos tecidos desde os territórios e nas instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão.
Além dessas atividades, é fundamental reforçar o papel dos espaços dedicados à partilha dos relatos, resumos e experiências, coração dos Congressos da ABA, chamados de Tapiris de Saberes.
Compreendendo os múltiplos diálogos interdisciplinares e a diversidade de ambientes de intercâmbio de saberes do CBA, destacamos que haverão atividades ainda na: Tenda da Saúde, Cozinha das Tradições, Terreiro de Inovações Camponesas, Ciranda Infantil, Casa dos NEAs, Feira da Economia Solidária e da Agroecologia, Feira da Agrobiodiversidade, Festival de Arte e Cultura, Tenda Rachel Carson, Festival Internacional de Cinema Agroecológico, Festival de Arte e Cultura, Acampamentos e Barracões de Saberes.
Chegada dia 20/11: A manhã e a tarde de segunda-feira já são considerados parte integrante da programação do Congresso. O credenciamento das pessoas inscritas já estará disponível neste dia das 10 às 15 horas na Fundição Progresso.
Durante todo o dia, teremos atividades do Festival de Arte e Cultura da Agroecologia com inúmeras atividades construídas em parceria com o movimento negro concentradas principalmente na região da Pequena África. Atividades como roteiros guiados nos circuitos históricos da herança africana e outras ações estão previstas.
Processos preparatórios antes do dia 20/11: Estimulamos a ocupação da cidade com processos preparatórios prévios ao dia 20. Para saber mais sobre o CBA em movimento e se engajar em alguma de nossas atividades prévias, clique aqui.
As principais vias de acesso à cidade do Rio de Janeiro, sobretudo para o Centro, são a Avenida Brasil, Linha Vermelha, Linha Amarela, Serra Grajaú-Jacarépaguá (Av. Menezes Cortes) e os túneis Rebouças e Santa Bárbara. Se puder, vale sempre checar o caminho com menos trânsito e evitar horários com alto fluxo de trânsito (período de 6h às 10h e 17h às 19:30). Para deslocamento terrestre, o principal local de chegada é a Rodoviária Novo Rio, localizada na Zona Portuária da cidade.
De transporte aéreo, o Rio tem dois aeroportos. O mais próximo da região do Congresso é o Aeroporto Santos Dumont (SDU) e fica a 10 minutos de transporte público (VLT) e 15 minutos de transporte particular. O outro aeroporto é o Aeroporto Internacional do Galeão (GIG) e fica localizado na Zona Norte da cidade, a aproximadamente 1 hora de distância do transporte público e 25 minutos de transporte particular.
Há muitos grupos se organizando para chegar ao XII CBA. É fundamental o diálogo imediato com Universidades ou Institutos Federais, além das representações dos movimentos sociais que estejam articulando ônibus e outros meios. Em breve, uma lista de contatos será compartilhada por região e estado. Desde já recomendamos os diálogos a partir dos Núcleos de Estudos em Agroecologia (NEA) próximos à vocês.
Para pesquisar o NEA mais perto de vocês:
https://agroecologiaemrede.org.br/colheita/nea-nucleos-de-estudos-em-agroecologia/
A estrutura de governança do XII CBA é construída de forma coletiva e processual, garantindo a diversidade das representações territoriais, de gênero, de raça e institucionais, expressando a diversidade que compõe a estrutura da ABA e as parcerias tecidas. Estamos em um momento determinante para a construção do CBA, sendo necessário estruturar e fortalecer todas as frentes de trabalho. Portanto, convidamos todas as pessoas que estejam dispostas a contribuir com as comissões, com prioridade para as que residam e atuem dentro da cidade do Rio de Janeiro a se somarem a esse cuidado e construção coletiva. Dentre as comissões com mais demanda, destacam-se:
Para entender a dinâmica de cada comissão e identificar as Antena de cada uma, entrar em contato com a Secretaria Executiva por e-mail ou WhatsApp (contato abaixo).
Inscrições, hospedagem e outras informações: inscricao.xiicba@gmail.com
Secretaria executiva: cbasudeste@gmail.com
Caravanas, Mobilização e Processos preparatórios: mobiliza.xiicba@gmail.com
Submissões (ciências e saberes): cienciasesaberes.xiicba@gmail.com
WhatsApp do XII CBA: (21) 97184-6286
ABA nas regiões (Vice-diretoria)
ABA Norte: Dani Wagner (PA: +55 93 99133-8848)
ABA Nordeste: Shirleyde Santos (PB: 83 99855-4661)
ABA Centro Oeste: Fran Paula (MT: 65 99972-5709)
ABA Sul: Letícia Falcão (RS: 53 98145-2468)
ABA Sudeste:
Natalia Almeida
MG: Daniela Adil – Auê / UFMG > 31 98878-0481
RJ: Guilherme Strauch – Emater > 21 99172-9242
ES: Lusinério – IF Santa Teresa > 27 99725-8071
SP: Henrique Duval – Ufscar > 16 99773-3435