Vem aí as “Tardes com Raízes”, três eventos preparatórios para o 12º CBA

Alô, alô, Rio de Janeiro! A organização do 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) celebra a realização de três eventos preparatórios para o CBA. Com fartura de comida agroecológica, cultura, arte, café e trocas, nossas Tardes com Raízes vão acontecer no espaço do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o Raízes do Brasil, localizado na rua Áurea, número 80 em Santa Teresa, nos dias 26 de agosto, 23 de setembro e 21 de outubro. O Raízes é uma das casas dessa edição do CBA e compõe a rede de parcerias que desenham juntas o Território Simbólico da Agroecologia no Brasil.

Essas tardes de sábado de prosa acontecerão com o objetivo de ampliar os olhares, aquecer os corações e colocar um pouco mais de visão nos nossos sonhos que estão se aproximando para a grande culminância do 12º CBA, que vai ocorrer entre os dias 20 e 23 de novembro.

E assim, preparamos o terreno e os terreiros, e lançamos mais uma semeadura para que o Congresso seja um ponto alto na articulação de comunicadores e comunicadoras da agroecologia das trincheiras, das favelas, das roças e também das cidades. Serão momentos de trocar palavras, carregadas de histórias e impressões que queremos levar daqui até novembro, e para além do CBA.

O primeiro encontro, marcado para a tarde de 26 de agosto, terá como tema “Agroecologia do campo à favela: diálogos sobre os anúncios e denúncias fluminenses”, e vai contar com a presença de representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), da Rede Carioca de Agricultura Urbana (CAU) e da Coalizão de Mídias.

Esses encontros pré-CBA têm como objetivo construir ambientes de diálogo, intercâmbio e articulação em torno de temáticas centrais para que a agroecologia esteja na Boca do Povo. O Congresso já começou, trazendo para a centralidade dessa construção os processos que historicamente são movimentados na cidade que nos recebe.

Sobre o 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia

Com o tema “Agroecologia na Boca do Povo”, a 12º edição do CBA, que acontece entre os dias 20 e 23 de novembro de 2023 no Rio de Janeiro (RJ), vai expor mais de 3100 trabalhos na área. O evento, que vem sendo construído ao longo dos últimos anos e deve continuar reverberando a Agroecologia tempos depois de sua realização, vai movimentar cerca de 7 mil pessoas pelo centro do Rio.

Dentre os participantes, estão pesquisadoras/es, docentes, estudantes, técnicas/os e extensionistas, agricultoras/es familiares, povos e comunidades tradicionais e ativistas de movimentos sociais. Serão apresentadas as mais recentes pesquisas relacionadas à agroecologia, em diferentes áreas do conhecimento, como ciências agrárias, sociais, exatas, humanas e biológicas. Esses estudos comprovam que a agroecologia é uma das melhores soluções para resolver injustiças socioambientais e climáticas, e que ainda proporciona saúde e Bem Viver.

Além disso, o CBA deste ano será âncora de dois festivais: o 2º Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FicaEco) e o 1º Festival de Arte e Cultura da Agroecologia (FACA), integrando ciência com arte e cultura, e fazendo com que os territórios da Agroecologia furem bolhas e expandam suas fronteiras.

Compartilha nas mídias:

Faça o seu comentário:

Tem dúvidas sobre o CBA?

Acesse aqui várias dicas no nosso FAQ