III Encontro Nacional dos Núcleos de Agroecologia gerou construções coletivas potentes no Rio de Janeiro (RJ)

Juventudes de diversas regiões do Brasil, Núcleos de Agroecologia, estudantes, pesquisadores e redes que trabalham dentro e fora das universidades se encontraram mais uma vez em 2023

Realizado nos dias 17 e 18 de novembro, pouco antes da 12º edição do Congresso Brasileiro de Agroecologia, o III Encontro Nacional dos Núcleos de Agroecologia (ENNEAs) aconteceu na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), campus Urca, na cidade do Rio de Janeiro.

Organizado pelos Grupos de Trabalho de Construção do Conhecimento Agroecológico e de Educação em Agroecologia da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), em diálogo com a diretoria da Associação e com a Comissão de Mobilização e Processos Preparatórios do 12º CBA, o encontro contou também com apoio e articulação entre integrantes dos núcleos e redes de agroecologia, além dos estudantes e professores da Unirio.

Durante esses dois dias de atividade, muitas histórias foram partilhadas e redes foram articuladas em uma construção coletiva potente que reverberou as lutas dos movimentos agroecológicos das juventudes e grupos das universidades. 

Assista ao vídeo abaixo e relembre este momento histórico que vivenciamos em rede!

Os objetivos dos Encontros Nacionais dos Núcleos de Agroecologia

Além de aprofundar reflexões sobre a construção do conhecimento agroecológico a partir da experiência dos Núcleos de Agroecologia (NEAs) com diferentes metodologias inspiradas na Ecologia e no Diálogo de Saberes, os Encontros Nacionais dos Núcleos de Agroecologia (ENNEAS) costumam traçar as perspectivas futuras para o fortalecimento dos grupos e redes.

A programação construída para este encontro no Rio de Janeiro trouxe um panorama da realidade dos núcleos nos últimos anos, entendendo a história de luta e resistência dos NEAs.

Outro objetivo desse encontro, que funcionou como um esquenta para o CBA, foi provocar o debate epistemológico e metodológico acerca da Agroecologia e da construção horizontal de conhecimento através do diálogo. Cerca de 150 pessoas estiveram presentes no evento.

Sobre os ENNEAS

A Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) vem promovendo ambientes de intercâmbio e articulação entre os Núcleos Estudos em Agroecologia (NEAs) desde 2015, durante o 9º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), realizado em Belém (PA). 

Naquela época, a intenção era reunir os NEAs para debater sobre a construção da agroecologia enquanto ciência, movimento e prática.

Em 2017, com o processo de finalização do Projeto de Sistematização de Experiências dos NEAs, foi realizado o I Encontro Nacional dos Núcleos de Agroecologia (ENNEAs) para avaliar e partilhar as lições aprendidas com o processo coletivo de acompanhamento de experiências dos núcleos escolhidos, a nível nacional.

O evento aconteceu em Luziânia (GO), durante os dias 8 e 11 de setembro, e reuniu cerca de 190 pessoas, dentre elas agricultoras e agricultores, educandas e educandos, professoras e professores, e pesquisadoras e pesquisadores da agroecologia. 

A segunda edição do Encontro Nacional dos NEAs aconteceu em Aracaju (SE), entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro de 2019, contando com 33 participantes de 15 NEAs, representando todas as regiões do Brasil. Dessa vez, o evento trouxe reflexões sobre os desafios e acúmulos políticos e financeiros dos NEAs a partir de um processo preparatório para o 11º CBA.

Sobre o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA)

Desde 2003, o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) é realizado bianualmente com participação ampla de instituições de ensino, pesquisa e extensão, da sociedade civil organizada e de movimentos sociais rurais e urbanos envolvidos com as agriculturas de base familiar, camponesa e urbana.

Inicialmente pensado como espaço de fortalecimento da agroecologia como ciência, o CBA vem amadurecendo como lócus do diálogo entre as diferentes formas de conhecimento, construído por uma ampla frente de parceiros nacionais e internacionais, configurando-se atualmente como o maior encontro latinoamericano de agroecologia.

Com o tema “Agroecologia na Boca do Povo”, a 12º edição do CBA, que aconteceu entre os dias 20 e 23 de novembro de 2023 no Rio de Janeiro (RJ), expôs mais de 3100 trabalhos na área. O evento, que foi construído ao longo dos últimos anos e deve continuar reverberando a Agroecologia tempos depois de sua realização, movimentou cerca de 10 mil pessoas pelo centro do Rio.

Compartilha nas mídias:

Faça o seu comentário:

Tem dúvidas sobre o CBA?

Acesse aqui várias dicas no nosso FAQ