
Viver a agroecologia brincando é a premissa da Ciranda Infantil, o espaço que vai acolher e integrar as crianças que acompanham os adultos no 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA).
Nesta edição do CBA, a Ciranda Infantil vai funcionar nas dependências do Circo Voador (Rua dos Arcos, s/n – Centro, Rio de Janeiro), ao lado da Fundição Progresso, dos dias 21 a 23 de novembro, das 8h30 às 12h e 14h às 17h30. O local será fechado no horário de almoço, das 12h às 14h.
Planejada com intencionalidade política e pedagógica no campo da agroecologia, a programação deste espaço brincante, de construção e troca de saberes intergeracionais, estará integrada ao lema “Agroecologia na Boca do Povo”.
Clique aqui e preencha o formulário para garantir a participação da sua criança na Ciranda Infantil do 12º CBA.
O preenchimento deste cadastro é essencial para que a Ciranda Infantil do 12º CBA seja preparada da melhor forma possível, dimensionando as necessidades para acolher as crianças de maneira cuidadosa e atenta. Leia e preencha com atenção.
O que é a Ciranda Infantil do CBA?
As Cirandas Infantis são espaços historicamente construídos a partir da experiência de movimentos sociais do campo, como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) entre outros grupos que tecem acúmulos e saberes nessa construção.
As comissões/eixos do CBA entendem a importância da presença das mulheres nos espaços de construção do conhecimento, escuta, mobilização e prática agroecológica. Com isso, é fundamental a existência deste projeto organizado por colaborador@s, educador@s vinculados à ABA-Agroecologia e outr@s parceir@s, responsáveis em acolher com todo afeto, as infâncias de territórios diversos e possibilitar o protagonismo das crianças, tendo como pressuposto que a “Agroecologia Começa nas Infâncias”.
Em 2023, durante a 12 edição do CBA no Rio de Janeiro, a Ciranda Infantil deve receber até 150 crianças entre 0 e 14 anos de idade. Bebês e e crianças até os 4 anos de idade deverão estar acompanhadas de um adulto responsável durante todo a programação do espaço.