Elizabeth

Filme Elizabeth, selecionado para mostra principal do II Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FICAECO)

Sinopse: O curta documental “Elizabeth” é um retrato de Elizabeth Teixeira, 98 anos, e das mulheres que dão prosseguimento à sua luta. Líder das Ligas Camponesas, na Paraíba, ela protagonizou o clássico “Cabra Marcado para Morrer”, de Eduardo Coutinho, e gravou seu nome na história da luta pela reforma agrária no Brasil.

O documentário é uma produção do observatório De Olho nos Ruralistas e foi filmado em julho de 2023 na casa da líder popular, em João Pessoa. O filme também traz depoimentos de outras camponesas paraibanas de Sapé (em sua maioria, produtoras agroecológicas), onde fica o Memorial das Ligas e Lutas Camponesas. Décadas depois, o que Elizabeth tem a nos ensinar?

Direção: Alceu Luís Castilho, Luis Indriunas e Vanessa Nicolav.

Duração: 17 minutos.

Classificação Indicativa: Livre.

Previous slide
Next slide

O II Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FICAECO), será realizado entre os dias 21 a 23 de novembro de 2023, no Clássico Cinema Odeon, localizado na Praça Floriano, na Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro. O cine Odeon já existia desde o início do século XX, de 1909 a 1913 e de 1917 a 1918. O prédio atual do cinema, porém, só foi inaugurado em 1926, no auge dos cinemas da Cinelândia, e, conta com uma sala de 600 lugares, além de um restaurante. Reaberto em 2015 como Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro – Cine Odeon, não está mais limitado apenas à exibição de filmes, mas aberto também para espetáculos, cursos, palestras etc. É o cinema do Festival do Rio, Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro e Anima Mundi.

Compartilha nas mídias:

Faça o seu comentário:

Tem dúvidas sobre o CBA?

Acesse aqui várias dicas no nosso FAQ