
O período de inscrições e submissões de trabalhos para o 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) foi adiado. Por questões de trâmites administrativos com empresas operadoras de sistemas de pagamento, as datas de lançamento e encerramento do período foram alteradas. As novas datas de início e término das inscrições serão divulgadas em breve.
Enquanto as inscrições para a submissão de trabalhos para o Tapiris de Saberes do 13º CBA não se inicia, você pode se preparar para enviar o seu material, acessando a página submissão de trabalhos do site do 13º CBA que reúne as informações atualizadas sobre as modalidades de trabalhos, os eixos temáticos.
Os trabalhos submetidos para apresentação no 13º CBA serão avaliados por uma comissão formada por diferentes profissionais. Os trabalhos aprovados serão apresentados e debatidos no espaço dos Tapiris de Saberes, dentro da programação do congresso. Clique aqui e confira o edital para inscrição de trabalhos nos Tapiris de Saberes.
No site, a página de inscrições também estão sempre atualizadas:
Saiba tudo sobre as inscrições para participar do 13º CBA. Lembrando que a submissão do trabalho para apresentação nos Tapiris de Saberes não garante a inscrição para o 13º CBA. Para garantir a participação em todos os espaços do evento (como as apresentações de trabalhos em 19 eixos da agroecologia, a serem realizadas nos Tapiris de Saberes, por exemplo), é necessário fazer a inscrição.
Acompanhe as novidades do CBA!
Na página de novidades, você acessa uma lista de matérias e outros conteúdos com todas as informações mais recentes sobre a construção coletiva do CBA.
Em CBA em Movimento, você acompanha novidades sobre esse processo de construção do Congresso Brasileiro de Agroecologia, que culmina no evento em outubro, mas que tem um fluxo contínuo, resgatando as lições e aprendizados dos eventos anteriores, observando o caminho rumo aos próximos congressos.
Sobre o 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia
Desde 2003, o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) é realizado bianualmente com participação ampla de instituições de ensino, pesquisa e extensão, da sociedade civil organizada e de movimentos sociais rurais e urbanos envolvidos com as agriculturas de base familiar, camponesa e urbana. Inicialmente pensado como espaço de fortalecimento da agroecologia como ciência, o CBA vem amadurecendo como lócus do diálogo entre as diferentes formas de conhecimento, construído por uma ampla frente de parceiros nacionais e internacionais, configurando-se atualmente como o maior encontro latinoamericano de agroecologia.
Com o lema “Agroecologia, Convivência com os Territórios Brasileiros e Justiça Climática”, a 13ª edição do CBA acontece dos dias 15 a 18 de outubro de 2025, no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA).
Em 2025, o Congresso está sendo realizado pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), com organização local da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), do Serviço de Assessoria a Organizações Populares (Sasop), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb de Juazeiro), do Movimento dos Pequenos e Pequenas Agricultoras (MPA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Conta também com a contribuição de representantes de diversas organizações, redes e articulações da sociedade civil, instituições de ensino, movimentos sociais populares, poder público e comunidades tradicionais.